Araguari registra mais 37 casos de dengue nas últimas semanas
ter, 23 de junho de 2020 09:47Da redação

População deve manter cuidados para evitar proliferação de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, Araguari registrou mais 37 casos (suspeitos e confirmados) de dengue, de acordo com os dados divulgados na última nesta sexta-feira, 19, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). No total são 112 casos relacionados à enfermidade notificados este ano. Apesar disso, o cenário ainda é considerado de baixa incidência. O boletim mostra ainda que foi registrado o primeiro caso de zika neste mês, cujo transmissor também é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para proliferar.
Em relação à Febre Chikungunya, até o momento, cinco casos, entre suspeitos e confirmados, foram computados pelo estado. Mesmo estando abaixo dos dados registrados no mesmo período em 2019, o Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde chama a atenção da população ao que se refere à continuidade dos cuidados necessários, tanto em casa quanto no local de trabalho. Entre as principais recomendações, está a limpeza de quintais e a retirada do acumulo de água parada. “Não podemos parar, temos que avançar, e para isso contamos com todos no combate diário a esse vilão, o Aedes aegypti. Essa luta é de todos nós”, destacou o coordenador do setor.
Conforme verificou a reportagem, ainda não há data para a realização do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti) para verificar estes casos. O levantamento foi suspenso devido a orientação do Ministério da Saúde e para evitar novos contágios da covid-19 entre os servidores e a população. Além disso, segundo verificou a reportagem, as principais cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais registraram, juntas, cerca de 681 casos de dengue nas últimas quatro semanas.
O levantamento mostra que Uberaba foi a cidade que registrou o maior número de casos no período, 230, sendo considerada baixa a incidência no último mês. Patos de Minas está em segundo lugar no ranking, a cidade tem 205 registros no período analisado, e a incidência de dengue é considerada média. Já Uberlândia, por sua vez, tem 134 registros no período analisado, é a cidade com o terceiro maior número de casos prováveis de dengue, porém a incidência da doença na cidade, nas últimas quatro semanas, é baixa. Nesta edição do informe, a SES-MG não divulgou o número de casos acumulados desde o início de 2020, optando por publicar apenas os casos registrados nas últimas quatro semanas.
Até o momento, Minas Gerais também registrou 59.212 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 42.929 casos foram confirmados para a doença. Quanto aos óbitos, foram confirmados oito, nos municípios de Alfenas, Bom Despacho, Medina, Guaxupé, Itinga, Carneirinho, Raposos e Santa Luzia. Há ainda, 40 óbitos em investigação. Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados, em 2020, até o momento, 1.808 casos prováveis da doença. Destes, 866 foram confirmados. Já em relação à Zika, em 2020 foram registrados 398 casos prováveis. Destes, 86 foram confirmados para a doença.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
