Em laudo técnico, MP solicita mudança na ETE do São Sebastião
qui, 25 de junho de 2015 08:53Da Redação
Para o engenheiro civil José Radi, que faz parte do grupo que moveu a ação, laudo é confirmação de irregularidades
Um parecer técnico do Ministério Público do Estado de Minas Gerais emitido na quarta-feira, 24, solicita mudanças na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro São Sebastião. Conforme o documento, no dia 19 de maio uma equipe de fiscalização do MP verificou que o lançamento de esgoto está ocorrendo em uma vereda, num ponto praticamente plano. Conforme normas ambientais, o esgoto deve ser jogado em um curso de água corrente, e não em terreno seco.

Parecer técnico do Ministério Público de Minas Gerais, sobre a Estação de Tratamento de Esgoto do São Sebastião
O parecer aponta duas opções para solucionar o problema verificado: a construção de uma estação elevatória do esgoto tratado para lançamento em outro curso d’água ou ainda prolongar o emissário para que o lançamento ocorra no próprio ribeirão das Araras.
A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que representa um investimento superior a um milhão de reais, começou a funcionar em março e atende milhares de residências nos bairros São Sebastião, Sewa, Allan Kardec e adjacentes.
Para o engenheiro civil José Radi, que faz parte de um grupo de ambientalistas e engenheiros que moveu a ação, “um crime ambiental de grandes proporções poderia ter passado despercebido em nossa cidade, e consequentemente, perderíamos nossas águas, que são minerais.”
Segundo ele, o documento do MP é uma confirmação das irregularidades que o grupo havia apontado em laudos técnicos. “Quero afirmar ainda que nossa luta não foi para difamar ninguém, pelo contrário, procuramos sempre ajudar a SAE, e para isso, contamos com uma equipe de profissionais, todos com graduação, pós-graduação e até mesmo doutorado nas áreas que foram emitidos os laudos técnicos com as respectivas Anotações de Responsabilidade Técnica,” ressaltou.
Em contrapartida, segundo o superintende adjunto da SAE, Edson Dias Vieira Junior, a ETE possui toda a documentação a liberação necessárias de órgãos ambientais e fiscalizadores para o funcionamento. Ele questiona a validade dos laudos que o grupo alega ter, afirmando que eles seriam de 2006, e que, portanto, não correspondem ao atual cenário do local.
Sobre o laudo técnico do Ministério Público, Edson Junior afirmou que a SAE ainda não havia sido notificada, e quando for, irá tomar as medidas legais e cabíveis. “Teremos um prazo para defesa e caso seja preciso fazer alguma adequação, haverá um prazo para isso,” explicou.
Ao ser informado pela reportagem sobre as duas alternativas de mudança, o superintendente adjunto adiantou que, aparentemente, a opção mais viável e de simples execução seria prolongar o emissário para lançar o esgoto no próprio ribeirão das Araras.
A promotora de Justiça Lilian Tobias oficiou a SAE e confirmou uma reunião nesta sexta-feira, 26, com o corpo técnico da superintendência, para definir de que forma se dará o cumprimento da medida exigida.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Projeto liga Sul de Minas ao Porto de Angra sáb, 9 de maio de 2026
- Autismo e maternidade atípica são debatidos em roda de conversa na Câmara sáb, 9 de maio de 2026
- Com dezesseis equipes, entre elas Kubanacan e Famep, Copa terá início na segunda-feira sáb, 9 de maio de 2026
- Acidente com caminhão que transportava animais é registrado na BR-365 sáb, 9 de maio de 2026
- Em noite inspirada de Claytinho, Cascão Motors/Fuerza bate o S9/Fisiopediatria e conquista o caneco sáb, 9 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 9 DE MAIO sáb, 9 de maio de 2026
- Campanha “Renovando Sorrisos” amplia acesso gratuito a próteses dentárias em Araguari sáb, 9 de maio de 2026
- Ecovias garante cobertura 4G em toda a extensão da BR-050 sáb, 9 de maio de 2026
- II Copa Araguari de Basquete em Cadeira de Rodas é aberta oficialmente no município sáb, 9 de maio de 2026
- Prefeito Renato Carvalho se reúne com secretário Rogério Greco e cobra ação urgente contra avanço da criminalidade em Araguari sáb, 9 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
