Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Eleitores têm até o dia 26 desse mês para justificar ausência no 2º turno

qua, 17 de dezembro de 2014 06:10

DA REDAÇÃO – O prazo para a justificativa eleitoral dos cidadãos que não votaram no segundo turno das eleições presidenciais termina no dia 26 de dezembro. Para justificar, os eleitores devem comparecer ao Cartório Eleitoral, portando a documentação que comprove a ausência no dia do pleito.

De acordo com Maria Carlota Costa Cunha, chefe de cartório substituta da 16ª zona eleitoral, dentre os documentos que justificam a ausência estão o atestado médico e comprovante de passagem para o exterior. “Caso a pessoa não tenha documento, ela pode pagar a multa de R$ 1,05 até o dia 26, que é o prazo final para a justificativa. Essa multa pode ser paga em qualquer época”.

A substituta acrescenta que o cidadão não pode fica três eleições consecutivas sem votar e sem justificar, caso contrário, o Título de Eleitor é cancelado e a pessoa pode perder vários direitos como: inscrição em concurso ou posse em cargos públicos; obtenção de Carteira de Identidade, passaporte ou de empréstimo em banco público; matrículas em instituições públicas; suspensão de vencimento de servidores públicos.

Caso o eleitor tenha deixado de votar nos dois turnos, é necessário apresentar justificativa para as ausências em requerimentos separados. Aqueles que compareceram a uma Zona Eleitoral para justificar o voto no dia das eleições não precisam apresentar nova justificativa. Os eleitores que estavam no exterior no dia do pleito e não se cadastraram para votar fora do País, terão 30 dias após o seu retorno ao Brasil para justificar a ausência.

Segundo a chefe de cartório, é importante que a população procure o órgão para regularizar o Título. “O total de faltosos do eleitorado de Araguari foi de 17.176 cidadãos. Nós entraremos de recesso a partir do dia 20 desse mês, mas funcionaremos das 13 às 17h, nesse período, para atender o público que precisa de documentos como o Título Eleitoral, certidões ou que deseje justificar a ausência nas eleições”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: