Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Eleitores araguarinos têm títulos cancelados

qua, 29 de maio de 2019 05:55

por Laura Alvarenga

Foram 1.761 cancelamentos no município de acordo com ausência nas últimas três eleições

Informações divulgadas pela Justiça Eleitoral na última sexta-feira, 24, mostram que 2.486.495 eleitores tiveram os títulos cancelados em todo o país. A região Sudeste foi a que mais registrou cancelamentos com 1.247.066 títulos, além dos 74,8 mil títulos que foram anulados no exterior.

Eleitores araguarinos que tiveram os documentos anulados podem procurar o Cartório Eleitoral na rua Dr. Afrânio, 124, Centro

Eleitores araguarinos que tiveram os documentos anulados podem procurar o Cartório Eleitoral na rua Dr. Afrânio, 124, Centro

 

Em Minas Gerais, a situação não é diferente. O Estado está em terceiro lugar no número de cancelamentos, registrando 226.761 títulos. A liderança fica com o estado de São Paulo com 674,5 mil cancelamentos e, em segundo, o Rio de Janeiro com 299.121 títulos cancelados.

As anulações se devem às ausências não justificadas nas últimas três eleições. De acordo com a Justiça eleitoral, cada turno é contabilizado como uma eleição. A atual situação é diferente de casos cujos títulos foram cancelados por não terem registrado ou atualizado a biometria.

Araguari tem 1.761 títulos anulados, ficando atrás apenas de Patos de Minas como cidade que teve mais títulos cancelados na região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado, com 2.894 anulações. Em terceiro lugar está Paracatu com 1.587 e em último Uberaba com 370.

Na dúvida se o documento foi cancelado ou não, o interessado pode conferir a lista completa com consulta por nome através do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Basta acessar a área de “Serviços ao eleitor – Situação eleitoral – Consulta por nome ou título”.

Para regularizar a situação, basta pagar a multa no valor de R$ 1,05 por eleição não votada e comparecer ao Cartório Eleitoral munido de xerox de um documento com foto e comprovante de residência recente – contas de água ou energia. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Araguari, Fernando Guetti, os eleitores têm até o dia 5 de maio de 2020 para regularizar os documentos anulados. “Ainda há tempo para regularizar a situação.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: