Terça-feira, 25 de Junho de 2024 Fazer o Login

Eleita a Realeza do Carnaval 2014 

qui, 23 de janeiro de 2014 00:36
Candidatos com bom nível, presença de imagem, ritmo e simpatia  deixaram o concurso ainda mais emocionante. Foto: Beto Oliveira/SECOM/PMU

Candidatos com bom nível, presença de imagem, ritmo e simpatia deixaram o concurso ainda mais emocionante.
Foto: Beto Oliveira/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – A Corte do Carnaval 2014, composta por Rei, Rainha, Princesa e Bobo da Corte foi escolhida no último fim de semana durante o baile realizado no Centro de Eventos Acrópole. O evento foi uma realização da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (Assosamba), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O resultado saiu somente na madrugada de sábado e foi divulgado em clima de festa e muito samba. “Esse reinado é para o povo de Uberlândia, vamos fazer de 2014 o melhor carnaval da cidade”, disse o Rei Momo eleito, Wander Martins Silva.

Antes do concurso, o público que foi prestigiar a escolha da Corte do Carnaval 2014 recebeu uma mostra da afinação e alegria que vão imperar no desfile deste ano. Para esquentar o clima, a abertura da noite ficou por conta do grupo Tira Gosto. Em seguida, a Assosamba prestou homenagem aos personagens que fazem a história do Carnaval no Município, representantes de cada uma das Escolas de Samba receberam placa de reconhecimento dos esforços pelo Carnaval na cidade. “Nós estamos contentes hoje, por este apoio e vamos fazer um grande carnaval em Uberlândia. Contamos com o apoio dos foliões, da comunidade que tem participado. Nosso secretário de Cultura já está fazendo muito pelo carnaval e sabemos que vai fazer mais”, comentou Pai Nêgo, presidente da Escola Unidos do Chatão, em nome dos representantes das Escolas de Samba.

Após a apresentação do Grupo Dançart, teve início o concurso. Ao todo, 13 participantes concorreram aos títulos. Nove aos postos de Rainha e Princesa, dois professores de dança ao título de Bobo da Corte e dois concorrentes ao posto de Rei Momo. Um pequeno acidente ocorreu durante a apresentação do concorrente Pedro Alexandre e o fez desistir da competição. Ao se apresentar, ele sofreu uma contusão no joelho esquerdo, deixando o caminho livre para Wander Martins Silva receber o título de Rei Momo.

Este ano a concorrência foi considerada apertada, candidatos e candidatas apresentaram bom nível, presença de imagem, ritmo e simpatia. A ordem de apresentação foi sorteada pela Comissão Organizadora. O desfile aconteceu com os concorrentes vestidos a caráter. Eles foram avaliados pela beleza, simpatia, harmonia corporal, facilidade de comunicação, espírito carnavalesco e samba no pé.

“O nosso cansaço é compensado com essa festa linda e a participação do público, de nossos foliões, da sociedade. As escolas estão ensaiando e a participação popular nos ensaios ajuda a levar nosso samba, nossas escolas para a avenida. Este evento, esta eleição é só uma amostra do que vai ser o Carnaval deste ano”, disse Tiago de Freitas, presidente da Assosamba.

 Resultado
Já era madrugada quando saiu o resultado. Wander Martins Souza, com 110kgs, venceu como Rei Momo; Scarlet Sthefani da Silva será a Rainha do Carnaval; Marcela Cristina Santos é a Princesa e Dhiego Bertoldo Costa, o novo Bobo da Corte.

Wander Martin é serralheiro e sapateiro. Scarlet Sthefani da Silva, 21 anos, dançarina; Marcela Cristina Santos, estudante, 19 anos, é dançaria; e Dhiego Bertoldo, 21 anos, é professor de dança.

“A gente está procurando diversificar o Carnaval em Uberlândia, antecipando as atividades, que começaram em dezembro com o ‘Esquenta os Tamborins’. Estamos com os ensaios das Escolas de Samba nos bairros e as marchinhas nos Distritos e o resultado é esse: um número maior de pessoas participando do nosso Carnaval que vai superar as expectativas também na avenida”, concluiu Gilberto Neves, secretário de Cultura, presente na escolha da Corte do Carnaval 2014.

 Premiação
Como incentivo de participação durante o Carnaval, a Corte receberá além dos títulos, premiação em dinheiro. A Rainha e o Rei Momo receberão R$ 1,2 mil cada. A Princesa e o Bobo da Corte, R$ 1 mil cada um.

 Ensaios Itinerantes
A primeira novidade deste ano é a realização dos ensaios itinerantes das escolas de samba. Os ensaios carnavalescos estão sendo levados para mais perto da comunidade, como forma de difundir o que vem sendo preparado pelas agremiações para o Carnaval 2014.

As escolas vão levar para a comunidade, integrantes da bateria, passistas, sambistas, porta-bandeiras, as princesas e rainhas de bateria.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: