Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Eleições 2014: chegou a hora de Araguari eleger seus deputados, por Paulo Roberto da Cunha

qua, 3 de setembro de 2014 00:10

* Paulo Roberto da Cunha

No dia 28 de agosto de 1888 a cidade de Araguari conquistava sua emancipação política; 126 anos se passaram e qual foi o nível de desenvolvimento que nossa cidade obteve? Você pensou nisso?

Araguari tem a mesma idade de Uberlândia; porém estamos com uma população estimada em 114.940 habitantes enquanto Uberlândia tem mais de 700.000 moradores segundo consta nos arquivos da UFU. Se você analisar, só encontrará um motivo que justifique essa monstruosa diferença de desenvolvimento: é a capacidade política de cada município.

Enquanto nossa vizinha cidade tem cinco deputados estaduais e três federais, Araguari não tem nenhum há 20 anos. Vejam os dados da última eleição para deputado que ocorreu em 2010, segundo o TSE para o município de Araguari: eleitores: 83.303; abstenção: 14.408; nulos: 2344 e brancos: 3795. Votos para candidatos de outras cidades: 3715.

Se você somar os quatro últimos itens, perceberá que Araguari desperdiçou 24.262 votos; quase o suficiente para conquistar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. A maioria dos eleitores que se enquadra nesta estatística não sabe a importância e a falta que faz um Deputado para a sua cidade.

Vamos dar um único exemplo: tudo o que você compra ou utiliza tem impostos: alimentos – roupas – eletrodomésticos – carros – serviços em geral etc. tem uma carga tributária maior do que 50% do valor real do produto e esses impostos são destinados diretamente para os governos do Estado e Federal.

Quando esse dinheiro vai retornar aos municípios em forma de investimentos em: educação – saúde  — segurança pública e outros? Quem apresenta os projetos e defende as necessidades de cada município são os Deputados Estaduais e Federais, portanto, quem não elege seu deputado não entra na briga por melhorias.

Outro fato importante: cada deputado estadual pode ter uma verba de mais de quinze milhões de reais por ano em projetos de investimento em diversas áreas, entre elas saúde, educação, segurança, cultura, obras de saneamento básico e, principalmente, investimento na qualidade de vida. Imagine o valor na esfera federal.

Por esse motivo, peço a cada cidadão araguarino que faça uma reflexão e no dia 5 de outubro não desperdice o seu voto; analise as propostas e o perfil de cada candidato e faça a sua escolha, veja quem realmente tem condições de ser eleito, mas não vote nulo, branco ou em candidatos que não irão representar nossa cidade. Chegou a nossa vez de mudar essa história. Araguari não pode mais ter a infelicidade de ficar sem seus deputados a nível estadual e federal.

EU AMO ARAGUARI.  E VOCÊ?

* Colaborador

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: