Domingo, 06 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Edil solicita ao Executivo, providências para transformar o antigo Pronto-Socorro em unidade da atenção primária

sáb, 13 de abril de 2019 05:06

Da Redação

Na sessão da Câmara Municipal dessa terça-feira, 9, o vereador Warley Ferreira “Maravilha” (PMB) apresentou requerimento solicitando ao Executivo, por meio da secretaria de Saúde, a realização de estudo com o intuito de oferecer mais um local de atendimento à saúde.

“O objetivo desta ação é que a prefeitura estudo a viabilidade, analisando a possibilidade de o antigo Pronto-Socorro se transformar em Núcleo da Atenção Primária”, destacou o edil.

Trabalhos do local foram transferidos para a UPA

Trabalhos do local foram transferidos para a UPA

 

Conforme justificativa, a cidade de Araguari possui apenas uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), a qual realiza atendimentos de urgência e emergência além dos postos de saúde nos bairros. O intuito desta ação é ampliar os serviços de saúde, possibilitando mais abrangência da prestação de serviço voltado ao atendimento básico e primário das enfermidades. “Neste local os pacientes poderão receber atendimentos que não são considerados urgentes até mesmo contribuindo para reduzir a demanda da UPA”, explicou.

A atenção primária em saúde é conhecida como a porta de entrada dos usuários nos sistemas de saúde; trata-se do atendimento inicial cujo propósito é orientar sobre a prevenção de doenças e solucionar casos menos complexos. Além disso, nestes locais é possível realizar exames, radiografias e outras demandas. De acordo com justificativas sobre a solicitação, o vereador ressalta que o trabalho com foco no atendimento primário, está associado aos melhores resultados para a população em relação a todas as causas de mortalidade, especialmente referente aos indicadores da saúde infantil e a causas específicas de mortes prematuras por doenças respiratórias e cardiovasculares. “Além disso, possibilita atender às necessidades dos grupos mais vulneráveis; reduzindo internações hospitalares que geralmente são necessárias quando o paciente não buscou o atendimento no início da doença”, concluiu.

 

1 Comentário

  1. ! disse:

    O Sr. Prefeito Coelho em tempos de campanha eleitoral prometeu atendimento de saúde nesse imóvel…. até o momento não fez nada pela cidade…. e nem se deve esperar, não fez nada o seu 1° mandato….

Deixe seu comentário: