Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

É proibido torcer para a Seleção Brasileira?, por Kelson Araújo Albuquerque

sáb, 21 de junho de 2014 00:00
No entanto eu pergunto: o que há de antipatriota em ser a favor da Copa?

 * Kelson Araújo Albuquerque

Todos sabem da paixão dos brasileiros pelo futebol. Essa modalidade esportiva está tão vinculada as nossas tradições, que, em todos os lugares do mundo, o Brasil é lembrado em função da notoriedade da nossa seleção, assim como, pelas belas exibições dos nossos jogadores em equipes estrangeiras. O futebol é uma espécie de identificação da nação brasileira.

Parece que foi decretado por alguns fundamentalistas contrários à Copa que, este ano, como ato de patriotismo, é terminantemente proibido torcer pela seleção.

Com certeza alguém vai argumentar que a causa desse repúdio à Copa é porque o Brasil é um país pobre para arcar com os altos gastos de se sediar um evento dessa natureza. A sociedade brasileira sente as consequências da falta de recursos para setores considerados essenciais como saúde, segurança e educação. Além disso, os esperados investimentos com mobilidade urbana, aeroportos, portos, segurança pública, telecomunicações, turismo não se concretizaram como a gente esperava.

Todos esses argumentos são plausíveis. Isto é fato!! Outra verdade a ser dita é que os gastos já foram feitos e a Copa vai acontecer de todo jeito.

Particularmente, não sou contrário às manifestações ordeiras, pacíficas e espontâneas. Se a população está insatisfeita com a forma que os governantes vêm elegendo as prioridades de políticas públicas, que proteste. Proteste o ano todo, mesmo quando a Copa terminar e use o seu melhor meio de protesto, o voto.

No entanto eu pergunto: o que há de antipatriota em ser a favor da Copa? A culpa pelos problemas do povo brasileiro é da Seleção Brasileira? A culpa é do futebol?

Como brasileiro, já me tiraram muita coisa: saúde, segurança, educação… NÃO QUEIRAM TIRAR DE MIM TAMBÉM O DIREITO DE TORCER PELO BRASIL.

* Colaborador

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: