Duas pessoas são presas por caça a animal silvestre entre Araguari e Tupaciguara
sáb, 3 de maio de 2014 02:39
Policiais militares encontraram um cateto morto no veículo dos autores;
caçar animais silvestres é crime. Foto: Gazeta do Triângulo
DA REDAÇÃO – Uma denúncia anônima ajudou a equipe de militares do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário de Araguari a localizar dois suspeitos de praticarem caça de animais silvestres na noite da última quarta-feira, 30. Segundo o relato, dois homens estavam armados, nas proximidades da ponte que faz divisa entre os municípios de Araguari e Tupaciguara, transportando os animais abatidos em um veículo VW/ Parati de cor branca pela rodovia MG-223.
Policiais ambientais montaram um cerco na rodovia e conseguiram localizar os envolvidos com base na descrição da denúncia. No interior do veículo foi encontrado um cateto, animal da fauna silvestre brasileira.
Conforme tipificado no art. 29 (caçar) da lei 9605/98 (Lei de crimes ambientais), os dois homens foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Araguari. Após apresentado à Delegacia de Polícia, o animal passou por perícia e foi liberado para taxidermização (técnica de empalhamento).
Também conhecido popularmente como caititu e pecari, o cateto (Tayassu tajacu) se assemelha aos javalis e queixadas, porém apresenta características próprias. Mede até um metro de comprimento, 40 centímetros de altura e pesa até 30 quilos. É encontrado do sul dos Estados Unidos da América até o norte da Argentina. No Brasil, pode ser encontrado em todo o território, habitando principalmente florestas, campos, cerrado e a caatinga.
A prática de caça, além de crime com pena que vai de seis meses a um ano e multa, coloca em risco a vida de espécimes e interfere no equilíbrio ambiental. Crimes ambientais podem ser denunciados pelo telefone 3241-5090.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
- Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal ter, 23 de junho de 2026
- América vence e é o único com 100% de aproveitamento ter, 23 de junho de 2026
- Exército encerra estágio de meio ambiente com foco em sustentabilidade e gestão ambiental ter, 23 de junho de 2026
- Programa Minha Casa, Minha Vida abre cadastramento em Araguari a partir de hoje ter, 23 de junho de 2026
- Araguari Vôlei EVA estreia no Campeonato Mineiro Regional AR1/FMV 2026 ter, 23 de junho de 2026
- Prefeitura aplica 500 doses no Dia D de Vacinação realizado neste sábado em Uberlândia ter, 23 de junho de 2026
- Homicídio tentado no Novo Horizonte com homem esfaqueado e agressor atropelado ter, 23 de junho de 2026
- Kubanacan goleia Neo Sport e conquista o bicampeonato ter, 23 de junho de 2026
- Arena Bosque 26 recebeu mais de 100 atletas para a disputa da 2ª etapa ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...