Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Duas novas vacinas passam a compor o Calendário Nacional da Saúde

qui, 12 de dezembro de 2013 10:01

GABRIELA GOMES – O HPV (Papilomavírus Humano) é o principal causador de doenças virais sexualmente transmissíveis. Ele também está relacionado à maior parte dos casos de câncer de colo de útero. Estima-se que mais de 25% dos homens estejam infectados. Ou seja, a população masculina parece ter mais HPV, agindo como transmissores, mas apresenta menos doenças que as mulheres.

A partir de 2014 duas novas vacinas entrarão para o Calendário Nacional. Sendo assim, em março a vacina contra HPV estará disponível, mas, a de Hepatite A ainda não tem data específica.

A vacina contra o vírus do papiloma humano foi aprovada para uso em mulheres de 9 a 26 anos, e, de preferência, deve ser administrada antes do início da vida sexual. Mas será aplicada apenas em meninas de 11 a 13 anos. A posologia recomendada é de três doses, com intervalo de dois meses entre elas, via intramuscular.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Estado de Saúde de MG, Márcia Regina Cortez, a vacina pode ser uma grande aliada no trabalho de prevenção ao câncer, porém, quando auxiliada pelo exame preventivo e ações educacionais.

Quanto à Hepatite A é uma doença infecciosa aguda, que ataca o fígado, causada pelo vírus VHA. A vacina estará disponível para os bebês de 12 meses até menores de dois anos. Segundo Márcia Cortez, essa é uma doença silenciosa e que atinge alto índice nas crianças. “Sua transmissão está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e higiene pessoal”, finaliza.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo a coordenadora da Epidemiologia de Araguari, Maria Lúcia Hirono, disse que a partir da semana que vem, uma reunião acontecerá para informar melhor sobre a vacina de Hepatite A. Porém, em relação às doses de HPV, ainda não tem data para o recebimento de mais informações.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: