Êxodo: Dr. Igor Escobar
sáb, 9 de julho de 2022 11:22Êxodo! Número de brasileiros que deixam o país bate recorde!
O Brasil vive, hoje, o maior êxodo de sua história! Nunca se viu tantos brasileiros deixando o país e não retornando. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, em 2021, 17% dos brasileiros que deixaram o país não retornaram. Levando em consideração que em 2021 as fronteiras estavam fechadas por uma grande parcela do ano, em razão da COVID, a expectativa é que em 2022 esta estatística seja muito maior! Temor pela Recessão, crise, desemprego, desesperança, esperança, recomeço, busca por novas oportunidades, prosperidade etc., são diversos os motivos para este fenômeno.
Os Estados Unidos é, sem dúvida, o destino mais desejado e procurado pelos emigrantes, mas também há uma boa parcela migrando para países como o Canadá, Reino Unido, Portugal, Espanha, Suíça, Bélgica, entre outros.
O que se vê neste período pós-pandemia é uma mudança considerável no Perfil do emigrante. Hoje, todas as classes sociais têm seus motivos específicos para migrar. E estas pessoas, hoje, não migram na antiga ilusão de que vão para um certo país e ficar rico, mas migram em busca simplesmente de segurança, educação e qualidade de vida. É muito comum vermos Advogados, profissionais das mais diversas áreas médicas, entre outros profissionais, migrando e buscando profissões consideravelmente menos qualificada apenas para ter esta qualidade de vida para si e seus familiares.
Diante da falta de mão de obra qualificada nestes países, juntamente com a falta de perspectivas e investimento em certas áreas pelo Governo Brasileiro, ocorre hoje um crescimento vertiginoso na saída de ‘cérebros’ e mão de obra qualificada brasileira. Países, como os Estados Unidos, por exemplo, tem oferecido uma quantidade significante de Vistos de Trabalho para ofícios qualificados e, também, não-qualificados; também, oferecem Vistos para Pessoas com ‘super-qualificações’ (Habilidades Extraordinárias), como por exemplo cientistas, professores, artistas, jornalistas, grandes empresários, atletas, entre outros. Ou seja, inteligência humana, habilidades técnicas/profissionais, hoje, virou um item de importação por estes países.
Com a iminente recessão que assombra o mundo, a expectativa é que esta procura aumente cada vez mais, afinal o que se vê hoje, principalmente nos países Norte Americanos e Europeus, é uma enorme escassez de mão de obra em geral, o que vai forçar um grande número de Empresas a fazer um forte lobby junto aos seus Representantes para buscar facilitar a imigração para estes países com o fim de suprir essa demanda.
As fronteiras cada vez mais se tornam imaginárias neste mundo, cada vez mais, o mundo se torna um só. Já dizia Sócrates: “Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo.”
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Da Redação (05/12) ter, 5 de dezembro de 2023
- Coluna: Radar (05/12) ter, 5 de dezembro de 2023
- Primeiros tickets para o Natal Solidário são distribuídos na Capela do Imepac ter, 5 de dezembro de 2023
- Invicto, Araguari pode ser campeão hoje em Vazante ter, 5 de dezembro de 2023
- Brasileirão termina nesta quarta-feira com o provável título do Palmeiras ter, 5 de dezembro de 2023
- AMÉRICA X GRÊMIO, FINAL INÉDITA NO AMADORÃO ter, 5 de dezembro de 2023
- Polícia Civil de Goiás investiga ataque criminoso contra fazendeiro e advogado de Araguari ter, 5 de dezembro de 2023
- Seis pessoas morrem em acidentes na BR050 no fim de semana ter, 5 de dezembro de 2023
- Plantações de maconha são descobertas em fazendas de Araguari ter, 5 de dezembro de 2023
- Artigos 24ª Conferência Nacional da OAB bate recorde no Guinness Book seg, 4 de dezembro de 2023
> > Veja mais notícias...