Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Documentário sobre falta de acessibilidade atrai a atenção de Araguari e região

sex, 18 de julho de 2014 03:17
Transporte público, repartições públicas e calçadas são os principais
desafios enfrentados diariamente pelos cadeirantes do município
Cadeirantes durante making off do documentário.Foto: Divulgação

Cadeirantes durante making off do documentário.
Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Alunos do Curso de Aprendizagem Industrial em Manutenção de Máquinas Agrícolas do SENAI em parceria com o Projeto Social do Instituto Nelson Merola, por meio dos coordenadores Camila Merola e Vinício Oliveira Coeli realizaram documentário sobre acessibilidade, cujo título foi ‘Sentindo na pele’.

O intuito do vídeo que está sendo bastante divulgado e tem atraído a atenção da mídia, é sensibilizar os governantes sobre os problemas enfrentados pelos cadeirantes, para que providências sejam tomadas.

Conforme ilustrado no documentário, um dos integrantes simulou ser cadeirante e juntamente com os colegas testaram o transporte público de Araguari. Apenas o terceiro ônibus atendeu a necessidade, mas ao descer no ponto, o suposto deficiente físico precisou ser carregado, pois o elevador não funcionou.

Além do meio de transporte, os próprios deficientes deram seu depoimento sobre outros problemas, como a falta de acessibilidade das rampas, e as calçadas construídas irregularmente.

O cadeirante Luciano Ferreira Silva que trabalha na área de informática e pratica basquete falou sobre suas limitações. “Preciso sair de casa todos os dias e tenho que enfrentar situações bastante desagradáveis, em repartições públicas e privadas, como é o caso do Cartório de Ofício. Outro lugar de acesso público é a Biblioteca Municipal “Dr. Paulo de Oliveira que também não oferece acessibilidade”, declarou.

No final do documentário, os alunos ressaltaram os seguintes dizeres: Atenção autoridades competentes de Araguari: requisitamos melhoria do transporte público, acesso aos lugares públicos, fiscalização das calçadas e demais estabelecimentos.

Convidamos o Senhor Prefeito e autoridades para um passeio de cadeiras de rodas pela cidade, venham sentir na pele!

Para assistir ao vídeo, basta acessar o blog: institutonelsonmerola. blogspot.com.br.

1 Comentário

  1. djalma dias da costa disse:

    Parabens a todos voces pela iniciativa, o vídeo ficou muito bom e realmente passou a mensagem para os governantes da cidade, vamos ver se eles vão agir ou omitir.

    Parabens tambem ao jornal gazeta do triangulo , por divulgar um trabalho tão importante como este.

    Obrigado

Deixe seu comentário: