Sábado, 21 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Doações estão abaixo do esperado no Posto de Coleta de Sangue em Araguari

sex, 14 de outubro de 2016 05:11

Da Redação

Número total de cadastrados ultrapassa 500 pessoas; dezenas delas são convidadas a participarem, mas metade não comparece

No Pace (Posto Avançado de Coleta de Sangue) inaugurado em agosto de 2015, foram realizadas quatro coletas até o mês de abril deste ano. As ações semanais tiveram início em maio com participação expressiva da comunidade.

Posto Avançado de Coleta de Sangue está localizado na Rua José do Patrocínio 205, esquina com Rua Estrela do Sul, Centro

Posto Avançado de Coleta de Sangue está localizado na Rua José do Patrocínio 205, esquina com Rua Estrela do Sul, Centro

 

No entanto, nos últimos meses a procura diminuiu consideravelmente. O médico coordenador do local, Rodrigo Ribeiro, afirma que mais de 60 pessoas cadastradas são convidadas semanalmente para doarem sangue, mas, apenas metade delas comparece.

Participação de universitários por meio de gincanas e recrutas que servem o 2° Batalhão Ferroviário tem sido importantes para manter os estoques em dia. “Isso não acontece toda semana, mas é uma das estratégias para que os araguarinos doem sangue. A adesão de empresas por meio de incentivo a seus funcionários também seria uma ótima forma de aproximar as pessoas deste ato humanitário”, destacou.

Segundo informações, o atendimento é feito por ordem de chegada. Os doadores cadastrados e os demais interessados devem procurar o Posto de Coleta nas terças-feiras das 7h30 às 11h30 portando documento de identificação. Caso chegue a coletar o sangue, o doador recebe um atestado, e, se não passar pela triagem, uma declaração de comparecimento. Primeiro, é verificado por meio de questionários se o voluntário está apto a participar, depois é realizada a triagem hematológica, onde é promovida a aferição da temperatura e retirada uma gota de sangue na ponta do dedo para verificar a presença de anemia e classificação sanguínea.

Cada voluntário doa uma bolsa de sangue equivalente à 450ml, a qual é encaminhada ao Hemocentro de Uberlândia, onde todo o material é processado e enviado ao banco de sangue.

Depois de aproximadamente trinta dias o exame contendo resultados para doenças como hepatite, sífilis e HIV são entregues na sede do PACE. Para receber o exame é necessário que o doador apresente documento de identidade. Se houver algum diagnóstico de doença, o Hemocentro entra em contato com o paciente para que ele realize novamente os exames.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 60 anos, boa saúde e pesar mais de 50 kg. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, desde que os pais preencham um Termo de Consentimento, sendo necessário apresentar também uma xerox do documento de identidade dos pais. As pessoas de 61 à 69 anos podem participar, porém devem ter doado pelo menos uma vez até os 60.

Também é necessário que o doador não esteja em jejum, não tenha contraído hepatite após os dez anos de idade, não tenha Doença de Chagas, não tenha vivido situação de risco de AIDS, não tenha feito nenhum procedimento cirúrgico recente, dentre outros. Existem alguns medicamentos que impedem a doação, mas essa questão é analisada na triagem. Homens podem doar a cada dois meses, e mulheres a cada três meses.

O Posto Avançado de Coleta Externa funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo número (34) 3690-3174.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: