Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Distritos de Piracaíba e Florestina serão beneficiados com cobertura celular pelo Minas Comunica

qua, 15 de janeiro de 2014 00:02
Minas Comunica: sinal de telefonia celular disponível em distritos de municípios mineiros. Foto: Divulgação

Minas Comunica: sinal de telefonia celular disponível em distritos de municípios mineiros. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Os distritos de Piracaíba e Florestina estão entre as localidades que receberão cobertura celular até 2016 através da segunda etapa do Programa de Universalização do Acesso aos Serviços de Telecomunicações do Estado de Minas Gerais (Minas Comunica II). Juntos, os distritos do município de Araguari possuem uma população de quase 3.100 pessoas. Lançado nesta segunda-feira, 13, pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) a iniciativa vai atender 1,17 milhão de pessoas em todo o Estado, 11.427 só no Triângulo Mineiro.

Segurança, conforto, acesso à informação são alguns dos benefícios proporcionados pela telefonia móvel, algo que faz parte da rotina da população. No entanto, o sinal costuma funcionar apenas em cidades, excluindo distritos da zona rural e povoados.

Além da cobertura celular, haverá o serviço de comunicação de dados em 692 distritos de 359 municípios mineiros, com investimentos de até R$ 140 milhões. A meta é que, até o final deste ano, a telefonia chegue a 50% dos contemplados.

A primeira etapa do programa foi lançada em abril de 2007 e beneficiou diretamente cerca de 2,5 milhões de pessoas em 412 sedes de municípios, que, naquele ano, não contavam com o serviço de telefonia celular e transmissão de dados. Em agosto de 2008, o programa havia cumprido sua meta e levado o sinal de telefonia celular para 100% das cidades mineiras.

Implantação

Empresas de telefonia celular ou consórcio de operadoras podem ter acesso ao edital da licitação no Portal de Compras do Estado: (www.compras.mg.gov.br). A proposta vencedora será aquela que, atendendo plenamente às condições do edital, demandar menor quantidade de recursos para o projeto e, consequentemente, menor participação financeira do Estado.

A empresa selecionada receberá incentivos fiscais para implantar o serviço. As propostas podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro próximo, na Cidade Administrativa. A assinatura do termo de compromisso deverá ocorrer ainda em fevereiro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: