Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Distritos de Amanhece e Piracaíba recebem Núcleos de Proteção e Defesa Civil

sex, 11 de agosto de 2023 08:03

Da Redação

Promover vistorias e monitorar áreas de risco é uma das atribuições da Defesa Civil

A Defesa Civil é responsável por formular diretrizes e políticas de governo para amenizar os riscos de desastres ambientais e sociais. Além disso, deve propor à autoridade competente a decretação ou homologação de situação de emergência e de estado de calamidade pública, quando necessários.

 

Dentre as atribuições da Defesa Civil, estão: realizar o treinamento da comunidade objetivando o desenvolvimento das atividades de defesa civil; coordenar as operações de fiscalização integrada do programa de controle da movimentação dos produtos perigosos; promover vistorias e monitorar áreas de risco; intervir ou recomendar a intervenção preventiva, a interdição e a evacuação da população de áreas e de edificações vulneráveis. Além disso, a Defesa Civil deve fiscalizar e vistoriar eventos com concentração de público e/ou montagem de estruturas; realizar simulados para treinamento das equipes e aperfeiçoamento dos planos de contingência.

 

Em Araguari, a Defesa Civil estabeleceu dois novos apoios para as populações dos distritos de Amanhece e Piracaíba. Foram instalados os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs), visando apoiar e dar orientações em situações de calamidades ou desastres.

 

Os Núcleos de Proteção e Defesa Civil são um elo importante do Sistema Nacional de Defesa Civil. Eles são formados por cidadãos de cada comunidade que, através do trabalho voluntário e solidário contribuem com as ações preventivas em áreas de risco, além de orientar e prestar socorro mais imediato nas situações de calamidades e emergências.

 

Ressalta-se que, os cidadãos podem contar com a Defesa Civil nas seguintes situações: residência afetada por chuvas, granizo ou ventos com danos; desastres com vítimas; inundações, alagamentos ou enxurradas, que tem como consequência pessoas e animais desabrigados ou isolados; quando perceber rachaduras, trincas e fissuras em suas moradias, deformações ou recalques em estruturas (lajes, muros, vigas, pilares e paredes).

 

Em todos os esses casos, a população deve procurar o representante da Defesa Civil, que indicará o que deverá ser feito até a chegada dos órgãos públicos municipais.

 

“O governo Renato Carvalho e Maria Cecília, preocupado com os distritos de Amanhece e Piracaíba devido à distância para a averiguação ‘in loco’ de ocorrências, estabeleceu dois novos apoios para as populações. Esses voluntários nos NUPDECs deverão dar as primeiras orientações necessárias, podendo interromper ou desviar o trânsito, isolar locais com risco eminente de queda ou escorregamento de encostas acionando a Defesa Civil Municipal, que acionará os órgãos competentes para o restabelecimento e reconstrução nos casos necessários”, esclareceu a Defesa Civil.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: