Sábado, 04 de Maio de 2024 Fazer o Login

Direito e Justiça

qui, 1 de fevereiro de 2018 05:40

Abertura-direito-e-justica

Pau na moleira:

Se ele sequer dá conta de reformar um (simples) ginásio poliesportivo, como é que conseguiria transferir o atual aeroporto para outro local? Ou ainda empreender qualquer outra obra relevante aqui entre nós? BALELA…!!!

Doutra parte, se o (conceituado) médico não possui preparo (ele mesmo disse)   para assumir uma secretaria de Saúde, muito menos para vir a ser (o nosso) Prefeito um dia. Todavia, a população (um dia) acreditou nele, ou seja, que ele podia. NÃO É ASSIM…???

Muitos dos atuais secretários municipais poderiam ter recebido o famoso “bilhete azul”. Não há mais o que se fazer a respeito. Nem tem como consertar o “inconsertável”. Fracassaram totalmente e contaminam o (pouco) que resta de bom. Não adianta varrer a sujeira para debaixo do tapete. Nem mesmo vender o sofá da sala. PASSOU DA HORA…!!!

Buracos a granel, semáforos obsoletos, trânsito confuso, comércio moribundo, mercado municipal fedorento, estação rodoviária semidestruída, sem cinema, sem teatro, sem lazer sadio, sem perspectiva, a não ser a de um futuro cinzento. EIS O RETRATO ATUAL E REAL DA NOSSA CIDADE…!!!

Pegando uma carona com o meu dileto e preclaro amigo, Doutor Dejair Flávio de Lima, um grande luminar desta terra sofrida e infeliz (para não dizer mais) e referentemente à “sua”, à “nossa” famigerada “floresta dos bichos”: seria cômica, se não fosse (tão) trágica, a existência de vários grupos compostos por bichos degradados, degenerados, desnorteados e estupidificados. PIOR, TENDO À FRENTE UM (INCRÍVEL) COELHO…!!!

Na verdade, deveríamos caminhar para a elaboração de uma legislação eleitoral drástica (draconiana mesmo), capaz de punir exemplarmente os (maus) políticos, os “fazedores” de promessas vãs, utópicas, demagógicas, capciosas e mentirosas (para não dizer muito mais). Teriam que perder seus mandatos e ser responsabilizados civil, administrativa e criminalmente. COM CERTEZA…!!!

 

Maioridade penal no BRASIL e no MUNDO:

(REITERANDO DJ DE 16.4.2015)

 

Brasil                         18 anos;

Alemanha                 14 anos;

Argélia                       13 anos;

França                        13 anos;

Índia                           7 anos;

Itália                           14 anos;

Etiópia                        9 anos;

Inglaterra                   10 anos;

Quênia                        8 anos;

Suécia                         15 anos;

Uganda                       12 anos;

Rússia                         14 anos;

Sudão                         7 anos;

Japão                          14 anos;

Vietnã                        14 anos;

China                          14 anos

Tailândia                    7 anos.

 

SOMENTE O BRASIL ESTÁ CORRETO…???

E, O MUNDO ESTÁ ERRADO…???

 

JORNAL O TEMPO (14.4.2015 = pág 17): “Reduzir maioridade penal é retrocesso”, afirma Dilma. Se fosse somente esse o retrocesso …!!!

Ela mesma, a então “presidenta”, propôs ouvir a população sobre mudanças no Estatuto da Criança. No Congresso, não há chance de ser vetada (a diminuição da maioridade penal para 16 anos, haja vista tratar-se de uma PEC – Projeto de Emenda Constitucional). Nesse caso, o Congresso Nacional promulgaria a PEC sem a necessidade de anuência posterior (sanção) do Poder Executivo.

 

“Presidenta”, (ou quem as suas vezes agora fizer) não é má ideia ouvir a população brasileira acerca de mudanças no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Todavia, por que não vamos além? Vamos ouvi-la sobre muitos outros assuntos, tais como: adoção da pena de morte para crimes gravíssimos e nas reincidências incorrigíveis, adoção alternativa da prisão perpétua, posse de armas em defesa pessoal e doméstica, confisco imediato de bens ilícitos, trabalho forçado de presos saudáveis, aumento considerável das penas específicas, extinção ou restrição acentuada de benefícios em execução de pena etc. A pena é reeducativa, sim, mas jamais deveria (como ocorre entre nós) perder o seu caráter retributivo e também o exemplificativo. Por isso, vivemos nessa anarquia…!!!

Sim, senhores políticos, vamos ouvir já a população brasileira, inclusive e especialmente sobre os seus inaceitáveis e injustificados “direitos”, na verdade, prerrogativas, privilégios, mordomias, bandalheiras etc. … Não é verdade…???

 

                        O POVO É IGUAL AO POVO

(Lenda Oriental)

 

Um dia um viajante, ao passar por uma campina, encontrou um Derviche (sábio filósofo entre os muçulmanos) acomodado à sombra de uma árvore, perto de uma vertente d’água. Chegando-se a ele, começou a dialogar, enquanto os seus animais descansavam, por momentos da fatigante jornada. Após, perguntou:

– Poderá, ó bom homem, dar-me algum esclarecimento sobre os habitantes daquela cidade florescente, que em nossa frente se estende? Qual é a sua índole e qual o grau da sua moralidade?

Respondeu o Derviche:

– Que impressão conservais do povo de onde vos retirastes?

Disse o viajante:

– É gente má e presunçosa. Sua maldade é maior que a sua utilidade.

Retorquiu o Derviche:

-Também os habitantes desta cidade são iguais a esse povo de onde  viestes.

– Despediu-se o viajante, seguindo o caminho.

Ao fim da tarde, outro viajante apareceu, conduzindo o seu cavalo. Chegou onde estava o Derviche, sentado, absorto nas suas meditações.

Dirigindo-se a ele, cumprimentou-o e lhe disse:

– Podereis, ó bom homem, informar-me algo sobre o caráter dos habitantes daquela cidade que, à nossa frente, mostra os seus lindos edifícios e monumentos? Que espécie de povo é aquele?

Refletiu um momento o ancião e depois respondeu:

– Que consideração tendes vós pelo povo do qual vos ausentastes, e  qual é o seu caráter?

Disse o viajante:

– É gente bondosa, heroica e resoluta, sensata e inofensiva.

Retorquiu o sábio Derviche:

– Também os habitantes desta cidade possuem o mesmo caráter e  predicados.

O povo é igual ao povo. E é como cada um o considera.

 

                        FONTE:        Malba Tahan.

 

         *Rogério Fernal

Juiz de Direito aposentado. Ex-Professor Universitário de Direito, Advogado militante, Mestre Maçom, conferencista e articulista.

e-mail: rogerio_fernal@hotmail.com

1 Comentário

  1. BRUKUTU SINCERO disse:

    E dessa maneira editor
    Que a imprensa deve agir ,isenta imparcial louvo o jornal GAZETA DO TRIÂNGULO por essa edificante publicação, parabéns

Deixe seu comentário: