Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Dificuldade para estacionar no centro da cidade aumenta no período natalino

ter, 23 de dezembro de 2014 00:14
Estacionamentos particulares são opção para alguns motoristas que não conseguem vagas no centro da cidade. Foto: Gazeta do Triângulo

Estacionamentos particulares são opção para alguns motoristas que não conseguem vagas no centro da cidade.
Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – Estacionar no centro da cidade cada vez está mais difícil, e na época das compras de Natal, a tarefa é praticamente impossível. De acordo com as estatísticas atualizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em junho, Araguari deve terminar esse ano com uma frota de 70 mil veículos, entre carros e motos. Para fugir da dor de cabeça, alguns motoristas preferem recorrer aos estacionamentos privados, que triplicaram em Araguari.

Em um levantamento realizado em seis desses estabelecimentos, é possível perceber que alguns aproveitaram a procura durante a época e aumentaram os preços. Os mais caros geralmente estão mais próximos da rua Rui Barbosa, artéria principal do comércio araguarino, e podem chegar a R$ 4 a primeira hora. Vagas particulares durante uma hora custam, em média, R$ 3.

Não existe uma tabela de preços, por isso, cabe aos motoristas procurar o local mais barato. Pagar por uma vaga particular não incomoda o aposentado José Rodrigues. “Pelo serviço que eles oferecem, acho até aceitável. Em outras cidades, nas capitais, é bem mais caro. No fim de ano tudo sobe,” expôs.

A estudante Jussara de Freitas Melo, de 24 anos, disse que o estacionamento é a última opção. “Tento encontrar vagas no Centro, mas dependendo do horário, nem sempre consigo. A dificuldade de estacionar pesa mais que a segurança oferecida nas garagens,” compara.

Fabiana Melo não gosta de ter que desembolsar alguns reais pela vaga e preferiu outra solução. “Meu marido e eu fomos ao Centro para fazer as compras de Natal. Depois de várias voltas, acabamos desistindo e procurando uma rua mais distante. Tivemos que andar um pouquinho. Faz bem para a saúde,” brincou.

4 Comentários

  1. Lucas disse:

    Várias ruas bem próximas ao centro ficam totalmente livres para estacioanar, não custa nada descer 2 ou 3 quarteirões a pé.
    Em cidades maiores é praticamente impossível estacionar mesmo longe dos estabelecimentos comerciais.

  2. GILCIMAR disse:

    O planejamento das cidades deveria privilegiar a mobilidade, não pra estacionamento. As pessoal utilizam o pretexto da comodidade para justificar a preguiça e a vida sedentária que levam. Tem que mudar a mentalidade, etc. etc…

  3. Jose disse:

    Matéria pobre, não contribui em nada com o debate sobre a mobilidade urbana na cidade, apenas reproduz o senso comum em relação à dependência do automóvel.

  4. Jayme disse:

    O trânsito em Araguari, realmente deixa muito a desejar, não só pela falta de vagas, como também pela falta de autorização para estacionamento de ambos os lados das avenidas. Enquanto se pode estacionar nas ruas centrais, que são estreitas e se permite estacionar de ambos os lados, nas avenidas é proibido o uso idêntico. Porque será?

Deixe seu comentário: