Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Dia Mundial do Rock é comemorado em Araguari com shows no Palácio

sex, 11 de julho de 2014 02:35
Palácio dos Ferroviários, palco do evento em comemoração ao Dia Mundial do Rock. Foto: Arquivo

Palácio dos Ferroviários, palco do evento em comemoração ao Dia Mundial do Rock. Foto: Arquivo

DA REDAÇÃO – Comemorado em 13 de julho, o Dia Mundial do Rock terá uma programação especial em Araguari. O evento Distúrbio Fest, realizado pela Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec), preparou dois dias de shows em frente ao Palácio dos Ferroviários, no sábado, 12, e domingo, 13, a partir das 15h.

Participam do festival 12 bandas, seis em cada dia, vindas de diferentes cidades da região. De acordo com a organização do evento, todas possuem músicas autorais e terão a oportunidade de mostrar para o público araguarino seu trabalho em 40 minutos.

Os estilos variam do pop ao metal e um dos objetivos do evento é criar oportunidade para grupos que nem sempre conseguem espaço em casas de shows em suas cidades. Quem encerra o festival é a banda de hardcore Infecação Raivosa, de São Paulo.

A programação terá ainda atividades diversas, como oficinas de stencil, grafite, slackline, espaço para divulgação de fanzines, venda de material independente e artesanatos.

ORIGEM DO DIA DO ROCK
A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento realizado no mesmo dia em 1985. Na ocasião, o cantor Phil Collins, participante do evento, teria expressado o desejo de que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”. Também participaram do Live Aid nomes importantes do rock como Paul McCartney, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Queen, David Bowie, entre outros.

SÓ NO BRASIL
Apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock”, a data é comemorada somente no Brasil. Tudo começou em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas especializadas em rock começaram a mencionar isso em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada no resto do mundo.

1 Comentário

  1. talita disse:

    foi muito bom,sem palavras

Deixe seu comentário: