Domingo, 21 de Abril de 2024 Fazer o Login

Dia do Samba com homenagem a Noel Rosa – Meio Desligado

qua, 4 de dezembro de 2013 14:38
Abertura meio desligado
noel rosa      Um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB) de todos os tempos, Noel Rosa (1910-1937) foi o mais importante compositor da chamada Época de Ouro, na qual, por meio do rádio, cantores e canções se tornaram, pela primeira vez no país, fenômenos de comunicação de massa. Em sua curta vida – morreu de tuberculose antes de completar 27 anos –, o poeta da Vila compôs 227 músicas, entre elas algumas obras-primas cantadas e regravadas por intérpretes das gerações posteriores.Ontem, no Dia Nacional do Samba, Noel Rosa recebeu homenagem especial com o lançamento em DVD do filme Noel Rosa, Poeta da Vila e do Povo, uma coprodução da TV Brasil e da produtora Cinemar. O documentário surgiu de uma série de reportagens, em cinco episódios, que foi ao ar na TV Brasil em 2010, homenageando o centenário de Noel Rosa.

Na definição do jornalista João Máximo, autor, juntamente com Carlos Didier, do livro Noel Rosa – Uma Biografia, a contribuição do artista para a música popular pode ser resumida em duas palavras: transformação e integração. A primeira diz respeito à lírica da canção popular. “Foi Noel quem demonstrou – com suas letras inspiradas no linguajar do povo, nos episódios do dia a dia, nos personagens de sua cidade, nos temas de sua época e, ao mesmo tempo, de todas as épocas, como os maus governos, a falta de dinheiro, a fome, o crime, a mendicância, a marginalidade, a boêmia – que tudo cabe em uma canção séria’”, disse o biógrafo. FONTE: Agência Brasil

A irônica morte de Paul Walker

paul walker
A estrela da franquia de filmes “Velozes e furiosos” morreu no sábado em um acidente de carro no sul da Califórnia, Estados Unidos. Ele, de 40 anos era o carona e o amigo Roger Rodas, de 38, guiava o Porsche que ficou completamente destruído pelo fogo. Ao que tudo indica, as causas foram alta velocidade e falha mecânica. Walker filmava atualmente a sétima parte da série sobre corridas de carros, que arrecadou quase US$ 2,4 bilhões nas bilheterias de todo o mundo.

Gilberto Gil recebe prêmio Musiques du Monde

Homenageado por sua carreira, o cantor e compositor é o primeiro brasileiro a levar o prêmio. A cerimônia anual é realizada pela Sociedade de Compositores, Autores e Editores de Música na França (SACEM). Durante o evento, que ocorreu dia 25 em Paris, Gilberto Gil cantou “Touche pas à mon pote”, que compôs baseando-se no slogan de uma campanha da França contra o racismo.

Pai de Asterix processa filha por “violência psicológica”

asterixO desenhista e escritor Albert Uderzo, coautor de Asterix, vai apresentar uma queixa contra sua filha e seu genro por “violência psicológica”. Tudo começou quando, em 2007, Sylvie Uderzo e seu marido, Bernard de Choisy, foram despedidos da editora Albert René, responsável por publicar as histórias de Asterix e fundada em 1977, após a morte do outro autor, René Goscinny. A filha se opunha à venda da editora e acusou alguns membros da comitiva do pai de tirarem proveito de sua “condição de fraqueza”. A disputa vale ouro: o famoso gaulês é o quadrinho francês mais vendido (mais de 352 milhões de álbuns) e mais traduzido (111 línguas e dialetos) em todo o mundo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: