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Dia do Ferroviário é comemorado nesta segunda-feira

sáb, 28 de abril de 2018 05:38

Da Redação

No próximo dia 30 é celebrado o Dia do Ferroviário em alusão a primeira linha ferroviária do Brasil que foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854. A Estrada de Ferro Petrópolis, com aproximadamente 14 km de trilhos, ligava o Rio de Janeiro a Raiz da Serra, na direção da cidade que batizou a ferrovia. Ela foi um empreendimento do empresário Irineu Evangelista de Sousa, que por isso recebeu do governo imperial o título de barão de Mauá.

Prédio da Estação Goiás, atualmente Palácio dos Ferroviários, onde funciona a prefeitura, foi inaugurado em 1928

Prédio da Estação Goiás, atualmente Palácio dos Ferroviários, onde funciona a prefeitura, foi inaugurado em 1928

 

Segundo artigo publicado na revista Vitruvius, de julho de 2010, no ano de 1896 a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, estendeu o trecho que se iniciava na cidade de Campinas (SP) até Araguari. Dez anos depois, em 1906 é iniciada na cidade a construção da Estrada de Ferro Goyaz, destinada a ligar o estado de Goiás ao sudeste do Brasil. Esta conexão das duas linhas ferroviárias fez com que a cidade se tornasse o principal entreposto de cargas e passageiros entre Goiás e São Paulo no início do século XX.

Após a chegada das ferrovias a cidade teve seu maior crescimento econômico e populacional, saltando de 10 mil habitantes em 1890 para 43 mil em 1950, tornando-se uma das poucas cidades do interior do Brasil com mais de 40 mil habitantes na década.

A cidade foi o principal centro econômico da região até o início da década de 1950, quando o modal de transporte brasileiro foi gradualmente substituído pelas rodovias. Neste período, emergia a vizinha cidade de Uberlândia, como ponto modal do novo transporte rodoviário na região.

Hoje, tenta-se preservar o que resta da memória física do período em que a cidade se beneficiou do transporte ferroviário. Alguns resultados positivos foram alcançados, como o tombamento do conjunto arquitetônico e paisagístico da antiga estação e sede da Estrada de Ferro Goyaz. Entretanto a estação e os trilhos da Companhia Mogiana foram totalmente demolidos.

Em 1954 a Estrada de Ferro Goyaz transfere sua sede para Goiânia, nova capital do estado de Goiás, levando todo o seu grupo de funcionários de média e alta hierarquia da empresa. No ano 1971 a Ferrovia Mogiana é incorporada à Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA. Toda a sua estrutura (trilhos na área urbana, vila ferroviária e estação de passageiros) foi demolida.

A estação antiga da Estrada de Ferro Goyaz, (a partir de 1956 integrada à Rede Ferroviária Federal), foi desativada no ano 1973 e uma nova estação foi construída, baseada apenas no transporte de cargas, juntamente com a construção de novos trilhos no limite do perímetro urbano, retirando o sistema ferroviário da região central da cidade.

No ano 2002 o conjunto arquitetônico e paisagístico da antiga estação da Estrada de Ferro Goyaz (composto pela estação de passageiros, escola profissional, hospital, galpões de cargas, oficinas e pátio ferroviário) foi tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA. O edifício da estação foi recuperado e entregue em 2005, e hoje abriga a prefeitura de Araguari.

2° Batalhão Ferroviário

Com a inauguração de Brasília se fez integrar a nova Capital Federal ao sistema ferroviário nacional o que motivou a transferência do 2° Batalhão Ferroviário para Araguari em 1965. Nesta época vieram para Araguari integrantes militares e civis para que, juntos, se lançaram a um novo desafio.

 

1 Comentário

  1. Valdivino Antonio de Almeida disse:

    Qual é a quilometragem de Araguari ao Roncador Novo na nova variante ?

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