Quarta-feira, 17 de Abril de 2024 Fazer o Login

Dia de Luta contra a AIDS é comemorado com ações e prevenção

ter, 3 de dezembro de 2013 15:22

SAMARA ARRUDA – A secretaria de Saúde, por meio do Centro de Apoio Especializado DST/AIDS (CAE) promoveu no último sábado, a campanha “Para viver melhor é preciso saber”. Promovido na praça Manoel Bonito, o evento é alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, data que serve também como um alerta.

De acordo com a coordenadora do CAE, Márcia Beatriz Sardela, as expectativas da equipe de saúde foram alcançadas, sendo efetuados 45 exames rápidos para HIV. Foram disponibilizados ainda serviços como a dosagem de glicemia e aferição de pressão. “Ficamos satisfeitos com a participação da comunidade, uma vez que muitos sentem receio em procurar atendimento. Destes exames apenas um foi detectado como positivo e a pessoa foi encaminhada para atendimento no Centro de Apoio Especializado,” disse a coordenadora.

O evento contou ainda com o apoio dos profissionais de saúde dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Unipac que realizaram palestras e orientações, além da distribuição de materiais informativos e preservativos, visando realizar um trabalho de conscientização. “A nossa intenção é continuar promovendo ações como esta, mas acima de tudo, é importante que o portador de AIDS procure orientações para viver bem, pois é através de um diagnóstico precoce que podemos efetuar o tratamento adequado, evitando problemas ainda maiores,” completou.

Segundo ela, a equipe está trabalhando em um projeto para levar atendimento ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e também ao Centro de Atendimento Químico (CAD), a fim de promover orientações e prevenção.

Casos em Araguari

A coordenadora afirma que a incidência da doença é maior entre homossexuais; em homens, na faixa etária de 20 a 24 anos e em mulheres entre 35 a 39 anos. Em relação ao ano de 2012, os casos confirmados subiram mais de 25%. Ano passado, foram 19 casos: 12 homens e 7 mulheres. Até novembro deste ano são 24 casos: 16 homens e 8 mulheres.

Orientações

O vírus HIV pode ser transmitido pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. A forma mais eficiente de prevenção a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis – DST é o uso do preservativo.

Informações a respeito do atendimento podem ser obtidas no CAE, situado à praça José Rodrigues Alves, ou através do telefone 3690-3023. Horário de atendimento: das 7 às 11h e das 13 às 17h de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: