Sábado, 21 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Dia D da Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação acontece no próximo sábado

qui, 1 de setembro de 2022 13:34

Da Redação

 

O Dia D de mobilização nacional para a vacinação é uma estratégia adotada pelas autoridades de saúde, com o objetivo de fazer com que o máximo de pessoas tenha acesso a todas vacinas do calendário nacional.

No dia 3, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde promoverá o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação.

No Dia D, também estará disponível o imunizante contra a Covid-19

 

É importante mencionar que, esse é o segundo dia D da campanha de 2022, o primeiro aconteceu em agosto; mas devido à baixa procura pelas vacinas uma nova mobilização se fez necessária.

As vacinas serão aplicadas, das 8h às 16h, nos seguintes pontos: UBSF São Sebastião (avenida das Palmeiras, 60, São Sebastião); UBSF Novo Horizonte (rua Otacílio Pinto de Oliveira, 650, Novo Horizonte); praça Céu (Monte Moriá); UBS Contenda; UBS Santa Luzia (distrito de Piracaíba); Supermercado Badião (avenida Vereador Geraldo Teodoro, 400, Amorim); praça Manoel Bonito (Centro); praça do Parque de Exposições; Bosque John Kennedy (avenida Minas Gerais); Supermercado União (avenida Bahia, 839, Centro); CMEI Wanda Pieruccetti (rua 2, nº 151, Portal dos Ipês).

Segundo a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro, a campanha visa facilitar o acesso às vacinas, além de atualizar a situação vacinal, aumentando as coberturas vacinais e reduzindo a incidência das doenças.

A vacinação contra a poliomielite é voltada para crianças com idades entre 1 e 4 anos. Já a multivacinação é destinada para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Estão disponíveis as seguintes vacinas, para as crianças: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Os adolescentes podem tomar os seguintes imunizantes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação continuará até o dia 9 de setembro.

Ontem, 31, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a secretária de Saúde para saber quais são os dados da vacinação no município. Segundo Soraya, até o momento cerca de 30% do público-alvo foi vacinado, esse número está muito abaixo da meta. A secretária pediu que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescente para receberem as doses dos imunizantes.

A chefe da pasta de Saúde também esclareceu que o município está empenhado nessa campanha, mas que é necessário que o público-alvo compareça aos postos de vacinação para que a meta seja atingida.

Vale destacar que, a poliomielite não foi erradicada em muitos países, por isso receber o imunizante é fundamental.

A doença pode provocar várias sequelas que permanecem por toda a vida, como: problemas e dores nas articulações; pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão; crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose; dentre outros.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: