Quinta-feira, 27 de Março de 2025 Fazer o Login

Devido à baixa procura, vacinação contra HPV para meninas de 9 a 11 anos é prorrogada

sáb, 11 de abril de 2015 06:49

Da Redação

Até o início da semana, apenas 30% do público alvo garantiu imunização oferecida gratuitamente nos postos de saúde

A vacinação gratuita para meninas de 9, 10 e 11 anos contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), causador do câncer de colo uterino, foi prorrogada em Araguari. A campanha começou no dia 9 de março e deveria ter sido encerrada ontem, 10. No entanto, até o início da semana, apenas 30% do público alvo havia recebido a dose.

Vacina contra HPV para meninas ajuda a prevenir o câncer de colo de útero

Vacina contra HPV para meninas ajuda a prevenir o câncer de colo de útero

 

No município, são 2.365 meninas nesta faixa etária. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é a vacinação de 95% delas, ou seja, 2.247. Segundo a coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Lucia Hirono, o feriado pode ter contribuído para o fraco movimento nos postos de saúde. “Muitas famílias viajam ou estão organizando alguma comemoração,” disse.

Segundo ela, as diretoras de escolas da rede pública e privada receberam um ofício para que informassem as alunas sobre a importância da imunização contra a doença, mas devido aos cortes promovidos pelo governo federal neste ano, o investimento em publicidade para a campanha foi menor.

Outra dificuldade tem sido a resistência das famílias em relação à vacina. Em 2014, a campanha era voltada para meninas de 11 a 13 anos. Desta vez, foi voltada para uma faixa etária mais nova. “A prevenção é assim, tem que ser antes que elas se tornem adolescentes e possam ter vida sexual ativa. Algumas pessoas também acham que a vacina faz mal, pois viram na internet. Mas foram casos isolados e nada foi de fato comprovado,” explicou a coordenadora.

As meninas de 13 anos que não receberam a segunda dose, também podem encontrá-la nos postos de saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV. A vacina é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos do vírus. Dois deles respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero (terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres) e são responsáveis por 95% dos casos de câncer no país.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: