Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Agressões contra detentos continuam no Presídio de Araguari

qua, 8 de junho de 2016 05:04

Da Redação

Policiais do 53º BPM compareceram nesta segunda-feira à noite, no Presídio de Araguari, onde um detento teria sido espancado por colegas. A vítima de 32 anos apresentava edema no olho direito e escoriações nas costas, porém, conforme levantado, nenhum preso assumiu participação nos fatos.

A PM foi acionada por volta das 23h, depois que os agentes do turno apuraram que algo de errado estaria ocorrendo na cela 20. Ao verificarem a situação, depararam com o A. S. S. em desespero e muito ferido. A reportagem apurou que aproximadamente 15 presos se encontram recolhidos no referido local.

A vítima foi atendida por um médico dentro da própria unidade e não informou quais os autores das agressões, pelo menos para os policiais militares. O caso será averiguado pela administração do presídio. No último dia 12, o mesmo detento alegou ter sido agredido por um colega. Foi feito um BO de ameaça.

Em abril deste ano, o preso E. S., de 39 anos, foi covardemente espancado na cela 4 do Bloco “A”. Pelo menos 14 suspeitos foram qualificados no boletim de ocorrência de lesão corporal, registrado pela Polícia Militar.

O Grupo de Intervenções Rápidas (GIR) entrou imediatamente em ação, evitando uma tragédia no interior da unidade. O crime teria sido motivado por vingança.

Em março, um detento de 29 anos acionou, desesperadamente, a equipe de vigilância do Presídio de Araguari, se dizendo vítima de espancamento e de ameaças de morte por parte de quatro colegas na cela 5 do bloco “ D”. Ele teria afirmado que existe uma recompensa pela sua morte e que não poderia continuar naquele local.

Ultimamente o estabelecimento prisional do município enfrenta vários problemas de ordem disciplinar, reflexo da superlotação carcerária, uma vez que abriga mais de 300 detentos e a capacidade é para pouco mais de 100. Em outubro do ano passado, chegou a 365 presos.

O detento A. S. S. foi processado por envolvimento em crimes contra o patrimônio na cidade.

MANIFESTAÇÃO

Parentes de presos estiveram ontem, no Fórum Oswaldo Pieruccetti, cobrando providências com relação à superlotação no Presídio de Araguari, pois os mesmos passam por situações constrangedoras. Numa faixa, os manifestantes colocaram que na cela  20 cabem seis presos e tem 34, justamente onde ocorreu a agressão desta segunda-feira.

Parentes de presos fizeram ato de manifestação nesta segunda-feira, dia 6, em Fórum Oswaldo Pieruccetti

Parentes de presidiários fizeram ato de manifestação nesta segunda-feira, dia 6, em frente o Fórum Oswaldo Pieruccetti

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: