Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Dentistas de Araguari são convidados para discutir combate ao câncer bucal em evento do CRO-MG

sáb, 26 de abril de 2014 01:07

DA REDAÇÃO (com assesssoria) – Com o intuito de antecipar a realização da Semana do Câncer Bucal no início de novembro, o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) está promovendo o CRO-MG Itinerante em diversas cidades do interior do estado. Nesta terça-feira, 29, é a vez de Araguari sediar o evento, que acontece no auditório da Policlínica Dr. Oabi Gebrim, das 8h30 às 12h.

O projeto consiste em uma reunião com a comunidade odontológica de cada município para discutir sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de boca e, ainda, debater a importância da criação de uma semana nacional de combate à doença que atinge cada vez mais pessoas. Também entram na pauta assuntos relacionados à valorização da profissão de cirurgião-dentista.

Participarão das reuniões, dentre outras personalidades, o presidente do CRO-MG, Dr. Luciano Eloi Santos e o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (Somge), Dr. Eduardo Gomide. “Nunca antes tivemos a presença dessas autoridades em nossa cidade. É uma oportunidade única de unir a classe odontológica do município com nossas entidades representativas,” ressaltou Sandra Regina de Melo, representante local do CRO.

É esperada a presença do deputado federal Rodrigo Moreira Ladeira Grilo (SDD) conhecido como Dr. Grilo, responsável pela idealização do projeto de lei PL3939/12 que visa fixar na primeira semana de novembro a celebração anual de combate ao câncer de boca.

Atualmente, 180 dentistas atendem em Araguari. Sandra Regina de Melo destaca a importância dos profissionais participarem do evento. “Sabemos que pode ser difícil deixar de trabalhar durante a manhã, mas se inteirar de um tema tão importante como esse terá um impacto positivo para todos os pacientes,” disse.

Os participantes do CRO-MG Itinerante terão a oportunidade de assistir à palestra “A importância do cirurgião-dentista no diagnóstico do câncer bucal e tratamento das complicações relacionadas à terapia oncológica”, ministrada pela Dr.ª Ana Paula Silva, assistente técnica do CRO-MG e à palestra “Aspectos preventivos e programa de cuidados específicos das doenças estomatológicas – PROCEDE, HOUFU, FOUFU, SMS”, ministrada pelo Dr. Odorico Coelho da Costa Neto.

CÂNCER BUCAL

Acredita-se que em 2014 cerca de 15.290 novos casos de câncer bucal venham surgir no Brasil. Deste montante, 11.280 são homens e 4.010 são mulheres. Apesar de ainda menos atingidas, as mulheres estão, a cada ano, mais propensas a desenvolver a doença, principalmente pela aquisição de hábitos historicamente relacionados ao sexo masculino. Elas estão bebendo e fumando mais, as duas atividades que influenciam no aparecimento da doença: o etilismo e o tabagismo. Má higiene bucal e má oclusão (mordida errada) provocam traumatismo. Os tumores malignos podem se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO

Uma vez com a suspeita da doença, o cirurgião dentista encaminha o paciente para um exame mais detalhado. Segundo Sandra Regina de Melo, a prefeitura oferece assistência nesse tipo de caso. “Vemos com grande importância o papel do dentista, principalmente para diagnosticar precocemente o câncer bucal. Quanto mais cedo for detectado, mais favorável será o prognóstico do tratamento,” completou.

Levantada a hipótese do tumor, o interessado poderá ser encaminhado para o serviço oferecido pela secretaria de Saúde, que dispõe da realização do exame histopatológico e do tratamento adequado em casos confirmados.
Para se prevenir é importante: manter uma boa higiene bucal; evitar ou reduzir consumo de fumo ou álcool; uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes; visitar o dentista regularmente.

SERVIÇO
CRO Itinerante (Araguari)
Data: 29 de abril, terça-feira
Horário: de 8h30 as 12h
Local: Auditório da Policlínica Dr. Oabi Gebrim
Endereço: avenida Batalhão Mauá, 1336, bairro Santa Helena

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: