Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Dengue: Secretaria de Saúde realiza levantamento

qui, 16 de janeiro de 2014 00:01
A expectativa é que 11.622 imóveis sejam visitados pelos agentes até o fim da semana. Foto: Divulgação

A expectativa é que 11.622 imóveis sejam visitados pelos agentes até o fim da semana. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Os agentes de endemia do Centro de Controle de Zoonoses (CCz) estão percorrendo os bairros de Uberlândia para coletar amostras de larvas do mosquito transmissor da dengue. Esse é o primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em 2014. A expectativa é que 11.622 imóveis sejam visitados até sexta-feira (17).

O LIRAa é um organismo fundamental para direcionar as medidas de controle da dengue e definir as medidas de prevenção. Os municípios considerados em situação de risco para surto de dengue apresentam focos do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. Já o índice satisfatório é verificado quando está abaixo ou igual a 1% de imóveis com focos do Aedes aegypti.

Para combater a dengue de forma eficaz é essencial a participação da população eliminando os criadouros do mosquito dentro das residências. O último LIRAa realizado em 2013 revela que 88,7% dos focos do Aedes aegypti estavam dentro dos domicílios. “Nossas equipes estão direcionadas para atuarem onde estão os focos. Mas é fundamental a participação das pessoas já que um prato de planta ou um objeto descartado irregularmente no quintal pode se tornar um reservatório de agua e abrigar focos do mosquito”, declarou Rosuíta Fratari, coordenadora do Programa Vigilância em Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: