Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Dengue: Araguari registra 6406 casos prováveis da doença neste ano

qua, 17 de abril de 2024 08:25

Da Redação

No próximo sábado acontece tratamento e panfletagem nos distritos de Amanhece e Piracaíba
Divulgação

No dia 15, a Secretaria de Estado de Saúde publicou um Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika. De acordo com as informações, até esse dia foram registrados 1.045.321 casos prováveis (casos notificados fora os descartados) de dengue, sendo que 434.378 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 238 óbitos confirmados por dengue no estado e 692 estão sendo investigados.

 

Com relação à chikungunya, foram apontados 86.314 casos prováveis, sendo 58.585 confirmados. Até o

momento, 35 óbitos foram confirmados por chikungunya no estado e 34 estão em investigação.

No que se refere à zika, foram registrados 216 casos prováveis e 20 foram confirmados. Não há óbitos confirmados ou investigação por zika em Minas Gerais.

Ainda, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, em Araguari, até o dia 15 foram registrados 6406 casos prováveis dengue e 997 de chikungunya. Até o momento, há duas mortes confirmadas por dengue no município.

Para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti é necessário realizar algumas ações, dentre elas estão: verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; cobrir bem todos os reservatórios de água; usar repelente contra o mosquito; em ambientes internos, ligar o ar condicionado, ou usar telas de proteção em portas e janelas.

Ontem, 16, a reportagem da Gazeta conversou com a coordenadora do departamento de Zoonoses de Araguari, Maria de Fátima, para saber quais ações estão sendo realizadas para evitar a disseminação da doença no município. “Estamos fazendo tudo ao nosso alcance para combater esse mosquito. No sábado, 20, faremos tratamento e panfletagem nos distritos de Amanhece e

Piracaíba. Não será mutirão, será panfletagem com orientações aos moradores e visitas domiciliares, realizadas pelos Agentes de Endemias, para a eliminação, manejo e tratamento de criadouros”, esclareceu.

1 Comentário

  1. Junior disse:

    6406 casos prováveis e mesmo assim a secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria de Serviços Urbanos não se unem para dar um fim no criadouro desse mal na rua hildebrando rodrigues barbosa, no referido logradouro tem descarte de lixo, animais mortos, alguns bares descartam garrafas longneck etc…

Deixe seu comentário: