Dengômetro incentiva luta contra o mosquito transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya
qui, 12 de fevereiro de 2015 01:00SAMARA ARRUDA – A população do bairro Amorim recebeu nesta terça-feira, 10, o Mutirão da Dengue. A ação, promovida pela secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Zoonoses, objetiva controlar os índices de focos do mosquito transmissor da Dengue e também da Febre Chikungunya.
O Dengômetro esteve em frente da UBS das 8 às 16h. Na ocasião, a equipe recolheu um caminhão de materiais recicláveis, entre garrafas plásticas, latas, lonas e objetos que possam acumular água nas residências; em contrapartida, a população recebeu materiais escolares como cadernos, lápis e borrachas.
Segundo contou Eliete Borges, educadora em Saúde, a participação da comunidade atingiu as expectativas do Departamento de Zoonoses. “A nossa mobilização vem de encontro à necessidade de orientar à população sobre os riscos de ambas as enfermidades que possuem sintomas semelhantes como febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço,” contou.
A equipe promoveu ainda a distribuição de material educativo, além de alertar sobre o período de chuvas nesta época do ano. Indagada sobre a programação do Mutirão da Dengue, a educadora ressaltou que inicialmente o foco será voltado ao bairro Amorim, onde o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) registrou 4,4% bem acima do preconizado pelo governo e um décimo abaixo da classificação de grande risco, que é de 3,9%.
“Por isso a população deve estar ciente dos cuidados necessários como retirada de lixo dos quintais, substituição da água dos pratinhos das plantas por areia e limpeza de bebedouros dos animais além de evitar ao máximo a proliferação do mosquito, a fim de que não ocorra uma possível infestação e coloque em risco a saúde dos moradores. Em breve daremos início a ações em outros bairros da cidade,” alertou.
Para dar continuidade nas ações, uma palestra será realizada na Escola Estadual Eleonora Pierucetti no dia 23 de fevereiro, voltada a alunos, professores e demais funcionários. Sobre a troca de pneus, a educadora afirmou que estes devem ser levados até o ECOPONTO da cidade, localizado próximo ao Aterro Sanitário, ao lado do Cemitério Park. O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, horário aberto ao público para recebimento dos pneus. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3690-3115.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- UFU faz primeiro transplante alogênico sáb, 14 de março de 2026
- FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição sáb, 14 de março de 2026
- Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 na Câmara sáb, 14 de março de 2026
- Ela/Nasa e Coopdiesel continuam com 100% de aproveitamento – Olé e Cred Simples venceram pela segunda vez seguida sáb, 14 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MARÇO sáb, 14 de março de 2026
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Militar minutos após a ação do criminoso sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados intensifica força-tarefa contra a Dengue sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Uberlândia entrega Cheque Moradia a famílias durante segunda chamada do programa sáb, 14 de março de 2026
- CDL Araguari inicia visitas a lojistas e reforça diálogo com o comércio local sáb, 14 de março de 2026
- Maior campeão amador em atividade, o América começa neste domingo sua saga em busca do título regional sáb, 14 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
