Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Cultura anuncia novidades para Carnaval 2014

qui, 30 de janeiro de 2014 00:05
 Com as novidades, as escolas e blocos estão motivados para fazer o melhor carnaval. Foto:  Daniel Nunes/SECOM/PMU

Com as novidades, as escolas e blocos estão motivados para fazer o melhor carnaval. Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – Durante reunião realizada na tarde de terça-feira (28), no Centro Administrativo Municipal, com a presença de representantes de diversas secretarias da Prefeitura e da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (Assosamba), a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) divulgou as novidades do Carnaval 2014. Uma delas é a nova localização da avenida do samba, lugar onde acontecem os desfiles e shows. Com o objetivo de aumentar o público carnavalesco da cidade e mobilizar as pessoas para um carnaval maior e mais participativo, a Assosamba, em parceria com a comissão do carnaval e a SMC, consideraram que a avenida José Roberto Migliorini, em frente ao Estádio Municipal João Havelange, irá favorecer maior participação da população no carnaval da cidade.

Segundo o secretário de Cultura, Gilberto Neves, o local é plano, de fácil acesso, tem um amplo estacionamento e está longe de moradias residenciais, além de já ser palco de grandes eventos na cidade, como atividades culturais e esportivas. “Nós mudamos o tradicional local que era na Avenida Monsenhor Eduardo devido as constantes reclamações que os feirantes, comerciantes e moradores faziam na época do carnaval. O novo endereço já é um local conhecido pela população e vai proporcionar um carnaval melhor”, comentou.

Ainda de acordo com o secretário, a intenção é que o número de pessoas aumente cerca de 50% com a mudança, saltando de 40 mil para 80 mil participantes. “Na antiga avenida seria impossível expandir o público, já que o local não comporta. Com a mudança de endereço, vamos trazer mais foliões para a festividade”. A Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) irá garantir um sistema de transporte com linhas especiais para que a população possa chegar e voltar do carnaval com tranquilidade e segurança.

A inovação agradou principalmente as escolas de samba. Para o presidente da Assosamba, Tiago Guerra, as escolas e blocos estão motivados para fazer deste ano o melhor carnaval em Uberlândia. “A própria condição de aumento na largura da avenida tornará o desfile mais técnico e mais competitivo. As expectativas para estas inovações são as melhores”, afirmou.

Outra novidade para o Carnaval 2014 é a programação durante o dia, com a intenção de atrair mais gente e garantir um carnaval para um público que não freqüenta os desfiles à noite, no domingo (02/03) e na terça-feira (04/03). As crianças e adolescente até 14 anos terão a oportunidade de curtir o carnaval com uma programação especial, denominada Matinês.

No sábado (01/03) à tarde terá o Bloco dos Foliões, que consiste em um grupo composto de no mínimo 100 pessoas que vão passear pelas ruas da cidade. Os interessados poderão se inscrever na Secretaria de Cultura. É necessário apenas que o bloco tenha um nome, uma musica e que use camiseta padrão. E descentralizando o carnaval, a tradicional festa das Marchinhas será mantida na  praça Clarimundo Carneiro e atenderá pela primeira vez, aos distritos de Martinésia e Tapuirama, levando o carnaval para os moradores que não têm disponibilidade de aproveitar na cidade.

Para alegrar ainda mais os foliões, durante a semana da festa, haverá shows musicais com bandas locais e nacionais. “Será, com certeza, um carnaval diferenciado. Teremos de tudo, um pouco”, frisou o secretário de Cultura.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: