Domingo, 21 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cruzamento da avenida Santos Dumont com a rua Coromandel recebe rotatória

qui, 26 de outubro de 2023 08:06

Da Redação

Aquele que estiver circulando pela rotatória tem a preferência
Divulgação

Alguns tipos de comportamento no trânsito podem colocar em risco o próprio indivíduo e todos que circulam nas vias, como pedestres, ciclistas e condutores de outros veículos.

Dirigir em alta velocidade, dividir a atenção entre o celular e o volante, desrespeitar a sinalização e não usar o cinto de segurança estão entre as atitudes com grande potencial para gerar acidentes.

Pensando no número de acidentes de trânsito que ocorrem no município, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Trânsito Transporte e Mobilidade Urbana (SETTRANS) construiu uma rotatória no cruzamento da avenida Santos Dumont com a rua Coromandel. A finalidade é aumentar a mobilidade e garantir a segurança dos motoristas e pedestres, reduzindo a quantidade de acidentes.

Dentre as vantagens da construção das rotatórias, estão: menor número de pontos de conflito quando comparada a um cruzamento, o que diminui consideravelmente a ocorrência de acidentes; é uma ótima opção para vias com fluxo de até 800 veículos por hora; possui uma vida útil longa, podendo durar aproximadamente 20 anos; seu custo de manutenção é quase zero em comparação aos semáforos; ajuda a reduzir a velocidade dos veículos, diminuindo assim as chances de acidentes.

Ontem, 25, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o chefe da SETTRANS para saber como está o trânsito no cruzamento da avenida Santos Dumont com a rua Coromandel. De acordo com Carlos Eduardo Freire, o trânsito do local funciona segundo o Código de Transito Brasileiro que, determina que aquele que estiver circulando pela rotatória tem a preferência. Ou seja, o veículo que entrar primeiro na rotatória ganha a preferência; os demais devem aguardar.

 

Ainda conforme a legislação, quando vários carros chegarem na rotatória ao mesmo tempo, terá a preferência quem vier pela direita do condutor. Se, eventualmente, todos os veículos chegarem ao mesmo tempo na rotatória, basta usar um pouco de bom senso com uma pitada de gentileza e tudo correrá bem.

O Jornal Gazeta do Triângulo também questionou o secretário de Trânsito com relação às intervenções que serão realizadas na avenida Bahia. Segundo Carlos Eduardo, o estudo para que essas mudanças possam acontecer ainda não foi concluído.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: