Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Crianças são eleitas simbolicamente como vereadores de Araguari

sex, 29 de março de 2019 05:22

Mel Soares

Na tarde dessa quinta-feira, 28, os alunos da Escola Estadual Costa Sena participaram de atividade prática na Câmara Municipal. Os estudantes foram recebidos pelos vereadores Wesley Lucas de Mendonça (PPS), presidente da Câmara, Warley Ferreira de Morais (PMB), vice-presidente, Giulliano Souza Rodrigues (PTC), 2° secretário; Paulo do Vale (PV), Carlos Machado (PSL) e Clayton Brazão (PRP).

Eleição simbólica foi promovida no plenário da Câmara

Eleição simbólica foi promovida no plenário da Câmara

 

Durante apresentação da atividade, o presidente da Câmara falou a respeito da composição da eleição da Câmara Municipal e a função de cada vereador. Houve uma eleição simbólica depois que as crianças destacaram suas propostas de trabalho em prol da cidade e quatro delas foram eleitas para compor a mesa diretora.

O presidente eleito foi Phelype Amarantes Ávila, de 10 anos de idade. Em entrevista ele disse ter vontade de seguir carreira política e elencou as propostas de trabalho. “Vou tampar os buracos das ruas; mandar limpar terrenos abandonados e melhorar as praças. Vou fazer o que for preciso como construir quadras nos bairros.”

Para o vereador-presidente a visita das turmas na Câmara Municipal contribui para a aprendizagem efetiva. “A pedagogia que você deve utilizar para trabalhar com criança é uma pedagogia de mais fácil entendimento, então os meninos entendem mais fácil quando veem na prática, quanto mais expor a realidade melhor”, definiu Wesley Lucas.

Segundo a diretora da Escola do Legislativo “Vereadora Virgínia Alcântara”, Isabel Dornelas, o projeto desenvolvido tem como objetivo aliar teoria e prática. “Nós fomos até a escola, visitamos, explicamos também por meio de vídeo tudo sobre o funcionamento da Câmara, então preparamos o terreno, porque para vir na Câmara simplesmente visitar sem saber como funciona não vale à pena. Fomos antes, preparamos as crianças e assim eles ficaram motivados.”

De acordo com a diretora, durante a primeira visita que a Escola do Legislativo e os vereadores fizeram na escola, nenhum dos alunos mostrou interesse pela área política, mas depois de serem esclarecidos sobre o tema surgiu essa vontade. “Hoje a maioria quer ser político e está, até mesmo, dando entrevista como presidente simbólico da Câmara. Ficamos felizes porque o trabalho tem resultado, e eu tenho certeza que ainda vamos ouvir falar destes meninos futuramente pleiteando algum cargo político.”

No segundo semestre deste ano a Escola do Legislativo promoverá o projeto vereador mirim, que contemplará 17 escolas entre públicas e particulares. “Será feito o mesmo trabalho que está sendo desenvolvido no Costa Sena, depois disso, cada escola elegerá um vereador e nós faremos uma sessão simbólica com estas crianças eleitas e posteriormente, elas serão apadrinhadas por vereadores para que os requerimentos elaborados pelas crianças também sejam apresentados em sessão oficial da Câmara Municipal.”

2 Comentários

  1. Janis Peters Grants disse:

    Prezada Mel Soares,

    – AGORA VAI !!! Agora eu tenho FÉ !!!

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

  2. BRUKUTU disse:

    Sera se as crianças fossem informadas da corrupção da HOOPOE elas assinariam a CLI DA HOOPOE??, ???????????????????? ASS BRUKUTU SINCERO #CORAGEMPARAFAZEROCERTO e dizer também

Deixe seu comentário: