Crianças consomem balas envenenadas em Monte Carmelo e vão parar no pronto-socorro
sex, 28 de abril de 2017 05:17por Tatiana Oliveira
Polícia Civil está investigando ligação do caso com o desafio Baleia Azul
Dois irmãos, de três e oito anos, foram internados no Hospital de Clínicas de Uberlândia – HCU – nessa quarta-feira, 26. Segundo informações da Polícia Militar, as crianças ingeriram balas adulteradas com chumbinho – veneno usado para exterminar ratos. Os militares relataram que as crianças encontraram as balas no chão e as ingeriram, enquanto estavam brincando próximo à suas casas.

Bala adulterada com chumbinho leva duas crianças ao hospital nessa quarta-feira (Fonte: Divulgação)
Conforme notificado pela assessoria de Imprensa do HCU, o menino de oito anos recebeu alta nesta quinta-feira, 27. Já o irmão dele, continua internado na unidade de Tratamento Intensivo – UTI, mas está estável. A Polícia Civil informou que apura o caso, mas ainda não há suspeitos do crime. O caso foi registrado como tentativa de homicídio.
Os sintomas mais comuns de intoxicação por chumbinho ocorrem em menos de uma hora após a ingestão, os principais sinais clínicos são: náuseas, vômito, sudorese, salivação excessiva, visão borrada, contração da pupila, dor abdominal, diarreia, tremores, taquicardia, entre outros. Segundo a médica Taíssa Fernandes Lemes, ao perceber os sintomas, o recomendado é que a vítima seja levada imediatamente ao pronto-socorro.
Nas redes sociais, existem rumores de que o caso esteja ligado ao desafio Baleia Azul. A seguinte mensagem está sendo difundida em grupos de WhatsApp: “Atenção !! Acabo de ficar sabendo que um adolescente na cidade de Monte Carmelo recebeu daquele Grupo baleia azul a tarefa de distribuir 30 balas envenenadas por ai. Por favor os focos são as portas das escolas e também os adultos …se alguém oferecer uma bala ou algo assim, favor não aceitar!! Repasse para a maior quantidade de pessoas possíveis para que todos se protejam desse mal”. Conforme noticiado pelo portal de notícias G1, a delegada Cláudia Coelho Franchi, que investiga o caso, ressaltou que nenhuma linha de investigação foi descartada e ainda não há suspeitos.
Baleia Azul
Há algumas semanas pais estão em estado de alerta em todo o Brasil. Um jogo chamado “Baleia Azul” tem levado diversos jovens no mundo todo a se machucarem e tirarem a própria vida. Pelo menos dois suicídios foram registrados em Minas Gerais no Desafio da Baleia Azul.
O jogo começou na Rússia, que registrou centenas de mortes de adolescentes e adultos. O desafio chegou ao Brasil e houve alguns registros de mortes. Normalmente são aceitas no grupo pessoas depressivas, que tendem a entrar nos desafios.
Ao nomear o jogo de ‘baleia-azul’, os criadores fizeram referência às supostas tendências suicidas das baleias, que voluntariamente procurariam encalhar em praias com o intuito de se matar. São 50 desafios ao todo. A proposta começa com os participantes ouvindo músicas depressivas por 24 horas, depois vem o uso de cocaína e outras drogas, mutilações – desenhar uma baleia azul no braço utilizando objetos cortantes, e a última ordem, de número 50, é o participante se matar.
Segundo investigações, familiares de pessoas que entraram no jogo afirmam que, se a pessoa quiser desistir, tem a família ameaçada de morte e é reinserida no grupo online sempre que clica em sair. O jogo da baleia azul está em grupos fechados na internet.
Mãe de uma menina de 14 anos, Jennifer Martins usa uma abordagem para monitorar o que a filha está fazendo nas redes sociais. “Minha filha só usa a internet com algumas condições. O WhatsApp dela é conectado ao meu computador, acompanho em tempo real tudo o que acontece ali, tenho senha do facebook e do instagram. Uns entendem como invasão de privacidade, eu vejo apenas como zelo mesmo. Ela ainda é um ser em formação, precisa de limites”. Ela diz que conversou com a filha sobre o desafio e dar informação para a criança é essencial para que o adolescente não entre no jogo.
Para a educadora Claudia Maria Brandão da Cunha, “as famílias precisam conhecer um pouco mais do comportamento dos filhos, dedicar um tempo para conversar, transmitir confiança, segurança. O principal é que os filhos saibam que podem recorrer aos pais diante de qualquer dificuldade”, afirma. Cunha acrescenta que, ao perceber uma mudança brusca de comportamento da criança ou adolescente, o recomendado é procurar apoio de profissionais qualificados.
Suicídio
Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o suicídio é a segunda causa de mortes de adolescentes entre 15 e 24 anos. Para a psicóloga Thais de Sousa Rodrigues, é necessário ficar atento aos sinais e trabalhar na prevenção. “O que a gente sempre recomenda é que os pais estejam mais presentes. A gente entende que o cotidiano é corrido, mas é preciso ter um momento de conversa, para criar o vínculo de um relacionamento que seja construtivo, respeitoso, mas que não invasivo”. Para ela, uma opção é que os pais se informem a respeito do que está acontecendo e alertem os filhos sobre as estatísticas, mas sem assustá-los.
Caroline Merten é mãe de um menino de 11 anos e o assunto “Baleia Azul” virou tema de conversa com seu filho. “Ontem mesmo estávamos conversando sobre depressão e estamos assistindo juntos a série dos 13 porquês. Sempre conversei com ele e o alertei, pois ninguém deve desafiá-lo, e mais, não precisa provar nada a ninguém”.
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida – CVV – realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 141, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
- FAMEP fez grande jogo, mas acabou derrotada pelos profissionais do Meninos do Monte ter, 3 de fevereiro de 2026
- Operação integrada da PMMG prende, em Araguari, quatro suspeitos de homicídio em Monte Carmelo ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
