Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: mesmo com o aumento de casos, comércio local não deve ser fechado nos próximos dias

sex, 4 de fevereiro de 2022 08:40

Da Redação

Todas as macrorregiões de Minas Gerais estão na onda verde

Nos últimos dias, Araguari tem registrado números elevados de casos confirmados de Covid-19. Outro ponto que merece destaque é a redução de leitos de UTI. Anteriormente a cidade contava com 20 leitos, hoje conta com 10. O Hospital Santa Casa de Misericórdia declarou que essa redução aconteceu por uma junção de muitos fatores, como: longo período sem ocupação desses dos leitos, a Portaria nº 4.226 de 31/12/2021 do Ministério da Saúde que determina o pagamento somente dos leitos ocupados e dificuldade de contratação de equipe médica.

“A Santa Casa de Misericórdia relatou a dificuldade de financiar os 10 leitos restantes. Por essa razão, o município custeou as Autorizações de Internação Hospitalar – AIH negadas pelo Ministério da Saúde e os pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave –SRAG negativos para Covid-19”, disse a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro.

A cidade de Araguari permanece na onda verde do Minas Consciente e seguindo todas as determinações do programa, por essa razão a possibilidade de fechamento do comércio nesse momento é algo distante.

Conforme informou a chefe da pasta de Saúde, Soraya Ribeiro à reportagem da Gazeta, a Secretaria Municipal de Saúde contratou novos médicos, prolongou o horário de atendimento do Centro de Enfrentamento ao Covid-19 (que funciona de segunda a sábado das 7 às 22 horas), aumentou a quantidade de leitos de enfermaria Covid-19 no Hospital de Campanha e autorizou a contratação de uma equipe extra multiprofissional para atender os pacientes da UPA.

Ainda de acordo com a chefe da pasta da Saúde, o município está tomando todas as medidas necessárias para contornar o elevado número de casos da doença, mas é preciso que os araguarinos colaborem, tomando a vacina, mantendo o distanciamento social, usando máscaras e fazendo a higiene das mãos com o uso do álcool em gel.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: