Sábado, 09 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: apenas 22% dos leitos de enfermaria estão ocupados no município

qui, 10 de março de 2022 09:04

Da Redação

 

A pandemia ainda é uma realidade no Brasil, mas essa situação pode estar perto de acabar. O avanço da vacinação aliado às medidas de enfrentamento da Covid-19 conseguiram reduzir os casos da doença em várias partes do território nacional.

Segundo os dados divulgados desde o início da disponibilização das vacinas contra o SARS-CoV-2, todas as vacinas validadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) são eficazes no combate ao coronavírus e tem como foco principal reduzir a quantidade de mortes e de internações por Covid-19. Uma maneira de verificar se esse método está dando certo ou não é observando a correção entre a quantidade de vacinados e a diminuição de óbitos e internações pela doença.

É importante destacar, que a vacinação não desobriga o cidadão de continuar mantendo as outras medidas de prevenção, pois ainda não existem estudos que possam comprovar o bloqueio da transmissão pelas pessoas que receberam doses da vacina.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, foram aplicadas 17.258.293 primeiras doses; aproximadamente 15.717.836 pessoas receberam a segunda dose do imunizante; cerca de 514.768 pessoas receberam a dose única e 7.335.149 mineiros receberam a dose de reforço. Isso quer dizer que 86,43% da população mineira com 5 anos ou mais, tomou a primeira dose do imunizante; 81,30% dos cidadãos tomaram a segunda dose ou a dose única e cerca de 44,75% da população com 18 anos ou mais receberam a dose de reforço.

Em Araguari, até o dia 8 de março, aproximadamente 4.803 pessoas receberam a primeira dose da vacina pediátrica e 259 cidadãos receberam a segunda dose do imunizante pediátrico.

Vale lembrar, que esses dados são parciais e estão sujeitos à alteração do Ministério da Saúde.

Araguari, assim como outras cidades brasileiras já consegue perceber os benefícios o avanço da vacinação. No mês de março, o maior número de casos de Covid-19, em 24 horas, aconteceu no dia 3, sendo confirmados 25 casos. No dia 6, a cidade registrou apenas 2 casos da doença, número bastante diferente dos 241 casos do dia 9 de fevereiro deste ano.

Conforme o último Boletim Epidemiológico, divulgado ontem, 9, o município tem capacidade para 10 leitos e UTI, sendo que 7 estão ocupados. Já a ocupação das vagas de enfermaria diminuiu bastante, chegando a apenas 22% da capacidade.

É bom esclarecer, que não existe uma medida de enfrentamento à Covid-19 que seja 100% eficaz, por esse motivo é importante que mesmo com o avanço da vacinação, as pessoas continuem mantendo o distanciamento social, usando máscara de proteção e álcool em gel.

“Realmente houve uma diminuição. Hoje temos seis pacientes internados no HCAMP e já estamos nos preparando para a desmobilização de leitos” disse Soraya Ribeiro, secretária de Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: