Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: 2ª dose de reforço da vacina continua sendo aplicada em pessoas com 40 anos ou mai

sex, 30 de setembro de 2022 09:03

Da Redação

A segunda dose de reforço é recomendada para quem tem 40 anos ou mais

A vacinação é uma maneira de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. Somente a imunização em massa pode proteger todas as pessoas e reduzir o risco de contágio. Por outro lado, em alguns casos, a vacinação não é recomendada. Segundo a Câmara Técnica Assessora em Imunizantes do Estado de Minas Gerais não existem evidências científicas para a administração da segunda dose de reforço em pessoas (em geral) abaixo de 39 anos de idade.

Dessa forma, Minas Gerais mantém a recomendação do Ministério da Saúde, que é a administração da segunda dose de reforço em pessoas (em geral) com 40 anos ou mais, de idade.

Seguindo essas orientações, no dia 27, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde emitiu um comunicado explicando que a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19, para pessoas com menos de 40 anos ainda não é aplicada em Araguari.

Vale destacar que, para pessoas com 40 anos ou mais é importante tomar a segunda dose de reforço. Estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal contra o coronavírus aumenta em mais de cinco vezes a imunidade.

As vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca podem ser utilizadas na aplicação de reforço quatro meses depois da segunda dose ou dose única. Para quem começou o esquema vacinal com a dose única da Janssen, a recomendação é a seguinte: uma dose de reforço aplicada dois meses após o início do ciclo; e os outros dois reforços que devem obedecer ao intervalo de quatro meses.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: