Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Corte de eucaliptos no Cemitério Park gera polêmica em redes sociais

sáb, 13 de maio de 2017 05:52

Da Redação

O pedido de retirada foi enviado à secretaria de Meio Ambiente, que deu parecer favorável após estudo, desde que seja feito o replantio o mais breve possível

O corte de cerca viva e eucaliptos no entorno do Cemitério Park é alvo de reclamações em redes sociais. Araguarinos questionaram motivo da retirada, alegando que as árvores “traziam a sensação de paz para as pessoas quando visitavam os túmulos de entes queridos”. Outro ponto levantado foi em relação à proteção dos visitantes aos raios solares. “Estamos no meio do cerrado, com o clima quente e seco. O cemitério é todo descampado, não tem mais sombra em lugar algum”, critica usuário.

Usuários de redes sociais reclamam de incidência do sol no Cemitério Park após o corte dos eucaliptos

Usuários de redes sociais reclamam de incidência do sol no Cemitério Park após o corte dos eucaliptos

Conforme apurado pela Gazeta do Triângulo, a secretaria de Meio Ambiente foi acionada e realizou estudo para analisar a real necessidade. “É importante ressaltar que não se trata de um corte criminoso, obtivemos a autorização no dia 20 de fevereiro, justificada conforme documentação disponível para análise e seguimos o manual de arborização urbana”, explica o secretário de Obras Paulo Sérgio de Brito em nota oficial.

O corte e a retirada dos eucaliptos plantados em torno do Cemitério é a primeira ação para a revitalização do Cemitério Park e aconteceu no começo deste ano. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que “a decisão do corte e posterior replantio de novas árvores ocorreu porque o local necessita de um projeto arquitetônico e alguns eucaliptos corriam o risco de cair e prejudicar as estruturas existentes”.

De acordo com a secretaria de Obras, o pedido de retirada foi enviado à secretaria de Meio Ambiente, que deu parecer favorável após estudo, desde que seja feito o replantio o mais breve possível. O secretário do Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior informou à Gazeta que o replantio deve acontecer no período chuvoso. “Estamos em período de seca, então não há como plantar as mudas agora, elas seriam desperdiçadas”, afirma.

Segundo Brito, os documentos comprovam a legalidade do corte. “A secretaria de Obras, juntamente com a de Meio Ambiente, estão trabalhando unidas para que possamos aumentar a qualidade de vida dos araguarinos. Não iríamos fazer a retirada dos eucaliptos se não houvesse a necessidade real”, destacou. Conforme consta no Manual de Arborização Urbana – “A secretaria de Meio Ambiente autoriza a supressão dos indivíduos arbóreos exóticos em questão, pois o corte é indispensável por ser uma espécie inadequada (…)”.

Em nota, o secretário de Meio Ambiente, Hamilton Júnior, confirmou que o corte não foi realizado de maneira arbitrária: “Uma equipe de técnicos fez uma vistoria no local e, conforme a Lei nº 5.681, de 3 de fevereiro de 2016, os eucaliptos poderiam ser cortados.”

Destinação da madeira

Em momento anterior, o secretário de Obras informou à Gazeta que o destino do material, após o corte dos eucaliptos, foi a reconstituição de pontes nas regiões rurais do município. “Assim, diminuímos os gastos com esses reparos, mas saliento que o corte foi feito por questões técnicas e a madeira retirada foi destinada para amenizar gastos públicos”, relatou o secretário.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: