Terça-feira, 23 de Julho de 2024 Fazer o Login

Córrego Piçarrão recebe mutirão de limpeza

qua, 19 de março de 2014 00:34
Ação de limpeza contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino. Foto: Gazeta do Triângulo

Ação de limpeza contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino. Foto: Gazeta do Triângulo

TALITA GONÇALVES – Os alunos do quinto ano do CEM Ondina Moutinho Vieira trocaram a sala de aula por uma atividade de campo na manhã de ontem. Às margens do córrego Piçarrão, a tarefa era recolher o máximo de lixo possível. O mutirão de limpeza faz parte da Semana Mundial da Água, promovida pelas secretarias de Educação através do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, Meio Ambiente através da Sala Verde, Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.

Antes de colocar a mão na massa, o grupo recebeu orientações do Corpo de Bombeiros sobre como deveriam se portar, andando com cuidado e sempre acompanhado.

“Primeiro fizemos um levantamento para ver onde seria mais adequado realizar o mutirão. É um trabalho que realizamos há cinco anos”, revela Silvia Helena, coordenadora do Gira Sol.

Área de lazer bastante procurada pelos araguarinos, o Piçarrão sofre com a quantidade de material descartado no ambiente, situação que também é a realidade de outros rios e represas da região.

A coleta durou quase meia hora. Durante esse tempo, foram encontradas embalagens vazias de refrigerante, copos de plástico, pacotes de salgadinho e até mesmo fraldas usadas. Funcionários da SAE fixaram placas no local para estimular os frequentadores do córrego a não poluírem o meio ambiente.

“A ação é louvável porque precisamos despertar a conscientização nas crianças. Os adultos não têm esse sentimento que elas têm,” ressaltou o comandante do 4º Pelotão, tenente Carlos Alberto Matias de Abreu.

Carolina Pereira da Silva, 10 anos, disse ter gostado do passeio. “É muito divertido,” comentou. Alguns colegas aproveitaram o ar livre para brincadeiras e até para um piquenique.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: