Segunda-feira, 18 de Maio de 2026 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros promove cursos de salva-vidas e atendimento pré-hospitalar

qua, 18 de novembro de 2015 08:05

Da Redação

Militares trabalharam em conjunto com o SAMU para atender toda a população araguarina

Os militares da 4ª Companhia de Bombeiros de Araguari participaram, nos dias 12 e 13 de novembro, de um curso de reciclagem de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em Uberlândia. Entre os dias 9 e 13, a companhia também promoveu um curso gratuito de salvamento aquático, voltado à população araguarina.

Formandos do curso de salvamento aquático receberam certificado na sexta-feira, 13

Formandos do curso de salvamento aquático receberam certificado na sexta-feira, 13

 

De acordo com o assessor de comunicações da 4ª companhia, sargento Lucenildo Batista Alves, os militares estão recebendo a capacitação para trabalhar em conjunto com o Serviço Móvel de Urgência (SAMU). “Fizemos o curso de reciclagem com três militares que estiveram em Belo Horizonte e receberam atualizações na área de APH. Quando o SAMU for implantado em Araguari, Uberlândia, Ituiutaba e região, os bombeiros terão conhecimento adequado para realizar o trabalho de atendimento em conjunto”.

Os 48 bombeiros da 4ª Companhia foram divididos em equipes e participaram das oficinas. “O curso teve duração de 9h e todo o nosso efetivo participou. Estamos atendendo a população com as novas técnicas e quando o SAMU estiver atuando no município, trabalharemos em conjunto”.

O assessor comenta que, assim que a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP) finalizar a modificação das diretrizes, o SAMU será instalado nos municípios. “Quando for implantado, o SAMU funcionará no prédio do atual Pronto-Socorro municipal. Assim que recebermos as instalações, dividiremos a área e atenderemos toda a população”.

A 4ª Companhia de Corpo de Bombeiros promoveu também um curso gratuito de salvamento aquático, realizado nas piscinas do Pica Pau Country Club. “O curso ocorreu durante a semana e teve duração de 40 horas. Os participantes receberam instruções de como retirar uma pessoa da água, realizar os primeiros socorros e manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), antes e durante o transporte da vítima até o centro de saúde mais próximo”.

Os 19 participantes foram selecionados através de um teste de nivelamento. “Destes, 13 concluíram o curso e receberam o certificado. A formatura foi realizada na sexta-feira, 13, e contou com a presença do comandante da 4ª Companhia, tenente Fabricio Silva Araújo, instrutores, alunos, familiares e presidente de clubes aquáticos do município”.

Segundo o assessor, o objetivo do curso é cumprir a determinação do Ministério Público Estadual, que solicita que todos os clubes aquáticos do município tenham profissionais salva-vidas, para oferecer o suporte necessário aos usuários. “Os civis que participaram do curso estão aptos a trabalhar em qualquer clube do estado. O instrutor é bastante atualizado com as normas do salvamento aquático e os voluntários foram muito bem treinados. Em breve, a 4ª Companhia oferecerá novos cursos para a população”.

4 Comentários

  1. Pablo Henrique Bahia Soares disse:

    Quero fazer o curso de salvamento aquático

  2. Vitor Junio disse:

    Quando será aberta as novas turmas para o curso de salvamento aquático?

  3. José Adriano dos Santos disse:

    Quero fazer o curso, quando abre as escriçoes

  4. Wellington santana Pereira disse:

    Queria fazer o curso de salva vidas. Para entrar no mercado de trabalho, e realizar um sonho de poder a salvar vidas.

Deixe seu comentário: