Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coronavírus pode afetar situação do comércio local

qua, 18 de março de 2020 05:52

Da Redação

Diante dos novos registros de coronavírus em vários municípios do Estado, inclusive Araguari, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decretou situação de emergência em saúde pública na última sexta-feira, 13. A medida faz parte das ações preventivas para o acompanhamento e apoio aos pacientes. A questão afeta o funcionamento de uma série de serviços como a compra de insumos, medicamentos, aulas, entre outros setores.

Movimento no comércio local teve queda de aproximadamente 50%

Movimento no comércio local teve queda de aproximadamente 50%

 

Por enquanto, a recomendação é evitar ao máximo a exposição em locais aglomerados e dar preferência a permanecer em casa com os familiares. Em Araguari, mesmo ainda sem nenhum caso confirmado de infecção pelo vírus, apenas suspeitos que continuam em investigação, é possível notar as ruas um pouco mais vazias.

Vários estabelecimentos da cidade emitiram notas em posicionamento ao vírus. Locais como bares, restaurantes, lojas, supermercados, centros estéticos, entre outros, alegaram por meio das mídias sociais, terem tomado as devidas precauções visando o bem-estar e saúde dos clientes. Algumas lojas ainda se colocaram à disposição para realizar a entrega dos produtos diretamente nas residências, de maneira a diminuir a aglomeração de pessoas.

Questionado sobre a baixa movimentação do comércio local, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguari (Acia), Leonardo Daher de Melo, disse que a queda gira em torno de 50% e a tendência é cair um pouco mais. “Alguns Estados estão tomando providências para não quebrar os pequenos comércios. O próprio governo federal tomou providências com relação a fundo de garantia, de maneira a não onerar o comerciante com alguns impostos ou até mesmo, receber esses impostos posteriormente para não prejudicar o pequeno comerciante; porque, as grandes empresas, sobreviverão. Elas têm crédito suficiente para suportar um momento desse.”

Em conversa com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araguari, Pedro Luiz, ele acredita que não é um momento de alarme para fechar as empresas, “pelo contrário, deve-se abrir ao máximo as portas e janelas, porque sabemos que a circulação de ar é importantíssima. Quanto menos abafado for o local, menor proliferação desse vírus.”

O presidente da CDL ressaltou que a orientação da entidade é para que o empresário esteja atento junto aos colaboradores, de modo que, aos primeiros sinais de gripe manifestados por dores, febre, falta de ar ou algum outro sintoma, que se mantenha esse colaborador afastado da empresa, encaminhando-o imediatamente para um pronto atendimento hospitalar. “Quando se fala de queda na economia, principalmente no nosso caso que é municipal, sabemos que vai impactar de forma negativa. E para suprir isso, a nossa entidade estará lançando campanhas cada vez mais assertivas para resgatar o fomento e o movimento do comércio local.”

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Com o apoio da Polícia (@)
    Queremos informar que os eventos :
    Construção do Calçadão
    Construção do Shopping
    Construção do Ginásio
    FORAM TODOS CANCELADOS POR 24 MESES .

    CAMPANHA NÃO VENDA O SEU VOTO.
    ( DIREITOS RESERVADOS)

Deixe seu comentário: