Coordenador araguarino da Central Única de Favelas realiza apresentações em Nova Iorque
qui, 10 de setembro de 2015 08:25Da Redação
Zulu ministrará oficinas de construção e toque de berimbau além de mostrar a dança do Congado
O coordenador da Central Única de Favelas (Cufa) de Araguari, Agnaldo Daniel da Silva (Zulu), participará da Semana Global da Cufa, onde realizará apresentações de dança do Congado e Capoeira. O evento acontece em Nova Iorque, de 13 a 18 de setembro e conta com a participação de diversos brasileiros.

Pela primeira vez, araguarino realiza apresentação voltada aos representantes da ONU
De acordo com Agnaldo Silva, essa é a primeira vez que um araguarino fará uma apresentação de dança voltada aos representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). “É uma expectativa muito grande, pois é a primeira vez que vou para os Estados Unidos e participarei de um evento global, contando com a presença de pessoas importantes de várias partes do mundo. Estou bastante ansioso e nunca imaginei que teria essa oportunidade através do meu trabalho. Foi uma grata surpresa”.
A Central Única de Favelas é uma entidade do Rio de Janeiro presente em mais de 300 cidades do Brasil e em outros 17 países do mundo. “Devido à inauguração da central em Nova Iorque e pelo fato de ter sido convidada a fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico da ONU, foi criada a primeira Semana Global da Cufa”.
As atividades da Semana Global vão de encontro com as ações da Década Internacional de Afrodescendentes, promovida pela ONU. “É uma junção de toda essa programação, contando com diversas ações, incluindo lançamentos de filmes, livros, oficinas de grafite, capoeira, roda de conversa e religiões de matriz africana, dentre outras. Para finalizar, sairemos com a escola de samba da Cufa pelas ruas de Nova Iorque. Com certeza esse será um avanço, pois todos voltarão os olhos para a cultura afrodescendente”.
Durante o evento, o araguarino irá realizar apresentações de dança do Congado e uma oficina de construção e toque de berimbau, que será ministrada no Central Park. “Sou capoeirista desde 1984 e ministrarei essa oficina para que todos possam conhecer um pouco dessa cultura. Farei também uma apresentação da dança de Gunga. Será uma experiência única e estaremos nos preparando também para a Semana Global da Cufa 2016, que acontecerá em Londres”.
O araguarino deixou o município nessa quarta-feira, 9, e chega aos Estados Unidos amanhã. “Acredito que será muito importante para o município, pois serei o primeiro araguarino a realizar uma apresentação na ONU e isso trará uma representatividade nacional e uma grande visibilidade para Araguari. Essa viagem somente foi possível devido ao patrocínio do edital Circula Minas, da Secretaria Estadual de Cultura, que patrocina o intercâmbio de artistas mineiros que levam a cultura do estado para outros países”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Polo atrai investimentos para Montes Claros qua, 26 de março de 2025
- Uberlândia tem 49 casos de tuberculose ter, 25 de março de 2025
- Inscrições abertas para Prêmio Brasil Artesanal Queijo, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil & CNA seg, 24 de março de 2025
- Valadares ganhou sua 1ª ETE seg, 24 de março de 2025
- Estudantes de JF com passe livre sáb, 22 de março de 2025
- Magotteux investe R$ 100 mi em Contagem sex, 21 de março de 2025
- Vereador Guilherme Santana questiona imóvel do antigo Bretas e dispositivos eletrônicos da Zona Azul sex, 21 de março de 2025
- Equipe do 2º BFv se destaca na Ordnance Group Team of the Year 2025 nos EUA sex, 21 de março de 2025
- Qualidade de vida! Prefeitura de Monte Carmelo investe no plantio de mudas na ciclovia da cidade sex, 21 de março de 2025
- Audiência pública na Câmara discute cumprimento das metas fiscais e investimentos públicos sex, 21 de março de 2025
> > Veja mais notícias...