Convênio entre Corpo de Bombeiros e SAMU deve beneficiar Triângulo Mineiro
ter, 26 de janeiro de 2016 08:24Da Redação – Com Assessoria
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) firmaram um convênio que irá possibilitar o serviço integrado nos atendimentos na região norte do Triângulo Mineiro. Esta é uma demanda antiga, planejada entre as prefeituras por intermédio de seu consórcio público, órgãos estaduais e governo federal.
A região do Triângulo do Norte, com mais de 1,2 milhões de habitantes, ainda não possui o Samu. A intenção é estruturar a rede de urgência e emergência em todo o território mineiro, com apoio do Corpo de Bombeiros.
Existe a previsão de um investimento de aproximadamente 1 milhão de reais para reforma e adequação dos quartéis do CBMMG para receber o Samu. Além disso, serão feitos investimentos na Central de Operações do CBMMG, que está instalada na sede da 9ª Risp, cujos resultados trarão maior eficiência no gerenciamento do serviço operacional do CBMMG e demais órgãos de defesa social.

Convênio irá possibilitar a instalação do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) na região
Araguari é um dos 28 municípios beneficiados com a instalação do Samu, além de Uberlândia, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba, Santa Vitória, Abadia dos Dourados, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Patrocínio, Romaria, Araporã, Cascalho Rico, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Prata e Tupaciguara. De acordo com o planejamento, o serviço está previsto para se iniciar ainda neste semestre.
As Unidades do CBMMG serão utilizadas como bases descentralizadas do Samu e sediarão Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA). O acionamento das ambulâncias será feito através da Central de Regulação Médica de Urgências que funcionará na sede da 9ª RISP, em Uberlândia.
As ligações 192 serão direcionadas para a Central de Regulação Médica de Urgências em Uberlândia, que providenciará o atendimento. As ligações 193, originadas dos demais municípios, continuarão sendo direcionadas às Unidades do Corpo de Bombeiros mais próximas.
PROCESSO SELETIVO
O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (CISTRI) abriu neste mês o processo seletivo para a contratação dos funcionários que irão atuar no Samu. As provas serão aplicadas no dia 14 de fevereiro na cidade de Uberlândia e a prova de títulos será realizada entre os dias 15 e 17 de março.
As vagas contemplam os cargos de condutor socorrista, técnico em enfermagem, enfermeiro, médico, psicólogo, farmacêutico, auxiliar de farmácia e auxiliar administrativo I e II, com salários que variam entre R$ 1.156 e R$ 9 mil. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 19 de abril.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
