Segunda-feira, 20 de Maio de 2024 Fazer o Login

Conservatório homenageia Vinicius de Moraes em recital poético-musical

qua, 20 de novembro de 2013 14:42

Foto: Divulgação

Vinicius de Moraes é considerado um dos criadores da
Bossa Nova, estilo musical genuinamente brasileiro

Foto: Divulgação

TALITA GONÇALVES – Está marcado para as 20h desta quinta-feira, 21, o Recital Comemorativo 100 anos do Astro da Bossa Nova, em homenagem ao poeta e músico Vinícius de Moraes. As apresentações teatrais e musicais ocorrem no hall de entrada do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém.

No ano em que o autor de “Garota de Ipanema” completaria 100 anos de vida, sua obra ganhou espaço em eventos por todo o país. Araguari não poderia deixar a data passar em branco. Os alunos do curso de teatro farão performances de poemas voltados para crianças, como “A porta” e “A Corujinha”. O repertório musical terá nove canções interpretadas pelos alunos com apoio dos professores.

Para Júlio Monteiro, um dos organizadores, o evento é um ‘saudosismo saudável’. “Mostramos o artista como um fator de propagação da nossa cultura”, declarou.

Vinícius inventou um novo jeito de fazer música com Tom Jobim e João Gilberto: a bossa nova. Compôs “Chega de Saudade”, marco desse estilo brasileiro que mistura samba e jazz. Canções suaves e minimalistas fazem a cabeça de qualquer entendedor de música nos quatro quantos do mundo.

Júlio Monteiro ressalta ainda a importância de aproximar os mais novos das obras do Poetinha e alerta para o pensamento crítico na hora das escolhas. “Hoje a juventude se interessa e acompanha o que é evidenciado pela mídia, talvez pela falta de uma formação musical adequada. Mas se eles conhecessem, as coisas poderiam ser diferentes,” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: