Terça-feira, 09 de Julho de 2024 Fazer o Login

Conservatório apresenta recital em homenagem ao bicentenário de Verdi e Wagner

qui, 28 de novembro de 2013 00:28

DA REDAÇÃO – As celebrações pelo bicentenário de nascimento do compositor alemão Richard Wagner e do italiano Giuseppe Verdi, comemorados no mundo inteiro este ano, também ocorrem em Araguari. Hoje, a partir das 20h, alunos e professores realizam um recital em homenagem a esses dois grandes músicos no hall de entrada do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém.

Serão executados sete trechos de óperas de Verdi e “Coro dos Peregrinos”, da ópera Tanhauser de Wagner. “Vejo Verdi como um estadista. Ele gostava muito da Itália, algo que fica bem explícito em seu trabalho. Conheço mais ele do que Wagner, mas é difícil apontar qual dos dois é o melhor,” ressaltou Júlio Monteiro, um dos organizadores.

Verdi é o compositor mais apresentado nas salas de ópera mundo fora e um dos que mais melodias inscreveu na memória popular coletiva. Mesmo sem saber, as pessoas conseguem cantarolar passagens de Aida, Rigoletto ou La Traviata, três das suas óperas mais famosas. Decepcionado com o teatro e a ópera convencionais do seu tempo, o jovem compositor Wagner escreveu uma série de reflexões teóricas que iriam embasar a sua atuação como artista e como visionário estético, colocando-o na posição de um dos maiores gênios musicais de todos os tempos.

Júlio Monteiro ressaltou que não se trata simplesmente de assistir o recital, e sim, ter um contato maior com esses dois artistas. “A música é universal. O jeito mais simples de tocar os corações humanos,” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: