Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Conselho Tutelar passa a funcionar a poucos metros do antigo endereço

sex, 18 de julho de 2014 03:23
Em novo endereço, Conselho Tutelar funciona em uma residência anexa a Secretaria de Trabalho e Ação Social. Foto: Gazeta do Triângulo

Em novo endereço, Conselho Tutelar funciona em uma residência anexa a Secretaria de Trabalho e Ação Social.
Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – O Conselho Tutelar em Araguari mudou de endereço. O local, antes situado no cruzamento da avenida Joaquim Aníbal com a rua Maricota Santos, 468, agora se encontra na rua Maricota Santos, 78. O antigo e o novo endereço são próximos, com diferença de apenas alguns metros.

Quem explica o motivo da mudança é a secretária de Trabalho e Ação Social, Mirna Valente. “Esse remanejamento estava nos meus planos. Observei que o Conselho Tutelar dividia espaço com o Centro de Convivência do Idoso, então as atividades muitas vezes envolviam música alta, fluxo intenso de pessoas, isso tudo paralelo aos atendimentos feitos pelos conselheiros,” contou.

Agora, o Conselho Tutelar funciona em um espaço próprio, anexo à secretaria de Ação Social, que é responsável pela manutenção e funcionamento do órgão. O antigo local deu espaço para a realização de aulas oferecidas pelo CEGER. “Acredito que essas melhorias serão positivas para o atendimento da população,” ressaltou a secretária.

Os conselheiros tutelares são responsáveis por investigar denúncias, desempenhando um papel fundamental em casos de ameaças ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Eles atuam para garantir a integridade emocional dos menores, informando às autoridades quando houver a necessidade de intervenção para retirá-los de risco.

Em ocorrências envolvendo menores, a PM costuma acionar os conselheiros. O Conselho Tutelar não trabalha sozinho, atua dentro de uma rede e deve ter à sua disposição serviços públicos que possam efetuar as avaliações necessárias, além de executar as medidas aplicadas. Mais informações sobre a atuação do órgão e denúncias, o telefone é 3690-3130.

1 Comentário

  1. CÉLIA DA CUNHA PEIXOTO disse:

    Bom dia

    Sou aluna do curso de Direito da Imepac Araguari, eu, juntamente com outros membros de meu período, vamos desenvolver um trabalho sobre a Instituição Conselho Tutelar, mais especificamente de Araguari. Como faço para ter acesso a publicações sobre o tema?
    Aguardo retorno, ciente da atuação do jornal Gazeta do Triângulo em todos os temas relevantes da nossa cidade, ficaremos gratos com a colaboração.

Deixe seu comentário: