Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é criado em Araguari

qui, 10 de abril de 2014 01:01
Fotos: Divulgação

Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – A Câmara aprovou nesta semana a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR, com ênfase na população negra, povos indígenas e outros segmentos étnicos da população além de combater qualquer discriminação e preconceito. O órgão terá atuação normativa, avaliativa e fiscalizadora.

Para garantir isso, irá discutir e promover a implantação de programas e projetos nas áreas de educação, saúde, recreação, esporte, lazer, profissionalização e assistência social para quem necessitar, além de uma série de outras atribuições. “Durante as comemorações do Dia da Consciência Negra no ano passado, pedimos ao prefeito e vereadores a criação do conselho. É uma conquista,” contou Agnaldo da Silva, o Zulu, presidente da CUFA em Araguari.

Segundo ele, o ideal é implantar também uma coordenadoria com responsável, além de psicólogo e advogado visando justamente o atendimento a possíveis vítimas de discriminação. “Agora podemos receber incentivos do governo federal para a promoção de atividades,” ressaltou.

A partilha das verbas para implementação dos conselhos realizada pela secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social, órgão com status de ministério, ocorreu ontem em Brasília. “Agradeço à Câmara, pois o projeto foi votado em regime de urgência para que pudéssemos participar. Um companheiro nosso da CUFA de Uberlândia levou nossas solicitações também,” contou Zulu.

O Conselho será formado por 14 membros, sendo 7 representantes do poder público e 7 representantes da sociedade civil que atuem na área dos direitos humanos. A cerimônia de posse deverá ocorrer nos próximos dias.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: