Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais continua processo de reativação do Fórum Municipal de Cultura

ter, 30 de maio de 2017 05:38

Da Redação

Equipe realizará a conscientização dos moradores sobre a importância do trabalho

O Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais promoveu, nesse domingo, 28, a segunda reunião do Fórum Municipal de Cultura. O encontro contou com a presença de pessoas ligadas a essa área e possui o objetivo de elaborar novas políticas públicas para o município.

Próximo encontro do fórum acontecerá na sexta-feira

Próximo encontro do fórum acontecerá na sexta-feira

 

Durante a reunião estiveram presentes: Adolfo Figueiredo e Maria Vania Lucas Bessa Figueiredo (Trem das Gerais); Arley Silvério (Conservatório de Música e Membro do Conselho de Cultura); Andreia Virginia Alves (Membro do Conselho de Cultura); Marco Aurélio Querubim (EMCANTAR) e também Tatiana S.A. de Brito, Luciano, Lilian Maria Prado de Avila Salgado, Chayene Arantes Cotrin, Baltazar Camilo Brazão,  Sandra Inês R. Cunha, Maria José e Onofre, João Lucas Silva Almeida.

O conselho foi reativado em maio desse ano, com o objetivo de estabelecer um espaço de articulação e promoção do debate sobre a cultura e as principais demandas do município. A iniciativa também busca estimular ações conjuntas entre governo municipal e sociedade civil, constituindo a esfera pública da cultura na cidade.

A primeira reunião do fórum ocorreu no dia 7 de maio, quando foram discutidas as primeiras ações que deverão ser colocadas em prática após sua reativação. Também foi discutida a participação dos membros que farão parte da administração do fórum e, posteriormente, deverão formalizar o Plano Municipal de Cultura, visando o recebimento de recursos do por parte do Governo Federal.

Um dos membros do Conselho, Nassim Guerra, afirmou, em uma entrevista ao Gazeta do Triângulo, que a participação da população e pessoas envolvidas com o meio cultural nessas reuniões é muito importante. “Somente a partir da união poderemos organizar o fórum e pleitear verbas através do Sistema Nacional de Cultura, para que possamos executar vários projetos, que são necessários ao incentivo cultural”.

Dentre os principais objetivos do fórum está: a construção de uma rede formada por administradores e/ou gestores da cultura; técnicos, agentes, produtores e criadores culturais; movimentos sociais; grupos artísticos locais (escolas, universidades, fundações e institutos); associações de classe; associações de moradores dos bairros, ONGs culturais e outros, estimulando o debate e a ação cultural, além da promoção de políticas públicas e ampliação da democratização de ações do governo municipal.

Segundo a presidente da Associação dos Produtores Culturais e Artesãos de Araguari (APCAR), Sandra Inês Rodrigues da Cunha, os participantes tentarão resgatar os dados e a documentação do fórum, para dar continuidade ao trabalho realizado. “Foi uma reunião bastante objetiva e agora temos a necessidade de explicar para a população e fazer uma conscientização sobre o fórum”.

Além disso, uma reunião foi agendada para sexta-feira, 2 de junho, a partir das 18h onde toda a comunidade será convidada a participar. “Queremos explicar o que é o fórum, quais os seus objetivos e o que é o Conselho de Cultura. Posteriormente, iremos traçar os primeiros passos e começar a envolver o poder público”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: