Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Conselheiros Tutelares são escolhidos após eleição que ocorreu neste domingo

ter, 3 de outubro de 2023 08:07

Da Redação

Estão conhecidos os novos conselheiros tutelares

O domingo, 1º de outubro foi movimentado em Araguari com a presença da eleição para a escolha dos cinco conselheiros que foram definidos por meio de votação popular. A votação aconteceu na Casa dos Conselhos no bairro Santa Terezinha, e contou com a presença de mais de 2 mil pessoas participando do pleito. A votação para escolha dos conselheiros aconteceu das 8h às 17h.

 

Luciana Cristina Lemos, era uma das eleitoras presentes, e conversou com a reportagem da Gazeta do Triângulo. “É um processo importante para a escolha democrática dos nossos conselheiros que representarão o Conselho Tutelar nos próximos quatro anos. Entendo que a nossa participação é muito importante nesse processo”, comentou.

 

José Augusto Ribeiro foi outro cidadão abordado pela reportagem. “O trabalho do conselheiro tutelar é muito importante. Então cabe a nós como cidadão escolher os nossos representantes e torcer para que eles possam desenvolver o trabalho que lhe competem a favor da comunidade”, ressaltou.

 

A contagem final dos votos apontou nas cinco primeiras posições, os seguintes candidatos eleitos; os cinco primeiros são os Conselheiros, os demais a partir do sexto colocado até o vigésimo oitavo são suplentes de acordo com suas classificações.

 

TITULARES

 

1 – Vera Lúcia da Silva Arruda – 292 – Votos

2 – Suellen Barbosa Imai – 148 –

3 – Cláudia Regina F. R. da Cunha – 218

4 – Marcos Costa da Silva – 160

5 – Marisa Camargo Sousa – 153

 

SUPLENTES

 

6 – Fernanda Costa Mendes Freire – 145 –

7 – Lúcia Araújo – 108

8 – Drielly Rúbia da Silva – 102

9 – Giovanna Dias Mota – 91

10 – Jéssica Stefane Piqui Ramos – 84

11 – Luana Pereira Silva – 80

12 – Eloína de Fátima Silva Amaral – 72

13 – Rosimar da Silva Alves Amaral – 69

14 – Jéssica Araújo Duarte de Faria – 63

15 – Maria Isabel Vicente da Silva Ribeiro – 45

16 – Elienai Charliston Rosa – 44

17 – Alba Valéria Borges Severino Martins – 35

18 – Walkiria de Fátima Soares C. Fernandes – 34

19 – Elisa Viveiros Lima – 24

20 – Clayton Luis dos Santos Sousa – 23

21 – Letícia Vieira Queiroz – 23

22 – André Luiz de Paula – 21

23 – Nilva Ponts de Souza – 16

24 – Danilo Henrique Lira Neves – 14

25 – Vânia Abadia Barcelos Ribeiro Meira – 12

26 – Luciana da Silva Guedes – 11

27 – Ana Karla Vieira – 11

28 – Alessandra Pereira – 4

 

Conforme a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDC), Patrícia Oliveira, ainda no mês de outubro o Conselho fará a proclamação dos eleitos com as respectivas homologações. “Caso não haja nenhuma intercorrência durante o processo, este é o resultado oficial”, destacou Patrícia.

 

Os cinco candidatos mais votados irão tomar posse no dia 10 de janeiro de 2024. Os suplentes poderão ser chamados caso algum dos conselheiros eleitos precise se afastar.

 

O secretário do Trabalho e Ação Social, Paulo Apóstolo, enfatizou que a votação ocorreu normalmente, sem nenhum problema que prejudicasse o processo eleitoral. “Durante a votação, que ocorreu das 8h às 17h, não foi registrada nenhuma intercorrência”, pontuou o Secretário

 

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Cada Conselho é composto por cinco conselheiros, com mandato de quatro anos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: