Confira as recomendações para aproveitar ofertas da “Black Friday”
ter, 20 de novembro de 2018 05:33Da Redação
Nesta sexta-feira, dia 23, acontece uma das principais datas de vendas e compras de produtos no Brasil, a “Black Friday”. A oferta de descontos nos produtos que reúne lojas físicas e virtuais foi criada nos Estados Unidos e é realizada no Brasil desde 2010; os comerciantes brasileiros aderiram à ação como incentivo às vendas e os consumidores aproveitam para economizar nas compras de Natal.

Black Friday acontece nesta sexta-feira, dia 23
É possível fazer um bom negócio, tanto em lojas físicas quanto virtuais, mas é preciso estar atento a alguns detalhes, inclusive para fugir de problemas como fraude de promoções, demora na entrega e, até mesmo, a não entrega do produto.
Várias pessoas reclamam que não existe uma promoção real na “Black Friday”; é a famosa promoção “metade do dobro”. De fato, algumas empresas aumentam o valor dos produtos dias antes do evento, com o intuito de reduzir na sexta-feira, produzindo um falso desconto. Então, a primeira orientação é que os consumidores monitorem os preços, pesquisando antecipadamente, a fim de certificar que o desconto oferecido é real.
Divergências de preços antes e no dia da promoção podem ser denunciadas ao Procon (Programa de Proteção do Consumidor). Com a denúncia, o órgão encaminha um fiscal até o local solicitado para apurar as informações e tomar as providências cabíveis.
Outras recomendações, disponibilizadas na semana passada no site da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), são: procurar informações básicas sobre o fornecedor; identificar se o site possui conexões seguras para proteção de seus dados; verificar a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias realizadas; ficar atento a e-mails e sites fraudulentos; e guardar os registros de compras e notas fiscais.
Um dos pontos também abordados pela Senacon é verificar a credibilidade da loja. É possível conferir a reputação dos estabelecimentos por meio de sites especializados em defesa do consumidor, como o Reclame AQUI (www.reclameaqui.com.br). Outras fontes de informação são as redes sociais, que também atuam como meio de confiabilidade de uma loja, além de constarem as avaliações feitas por outros consumidores.
Ademais, o consumidor deve se atentar para o chamado marketplace, quando várias empresas vendem dentro do mesmo site, inclusive de grandes redes varejistas. É necessário observar a informação “vendido e entregue por”, a fim de saber de qual empresa está comprando, se do site principal ou de loja parceira.
Sobre a troca de mercadorias em lojas físicas, o consumidor pode trocar o produto, no entanto, o prazo para a troca deve estar contido na nota fiscal. Caso não esteja, a loja não é obrigada a realizar o procedimento, e a única opção a ser usufruída é a assistência técnica. E em relação a desistência da aquisição, é possível apenas em compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogos e outros). O consumidor tem o direito de desistir da compra em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento da mercadoria.
O Procon Araguari está à disposição para orientar os consumidores e atender denúncias. O órgão está localizado na rua Coronel Lindolfo França, 543. Também é possível contatar pelos telefones 3690-3137, 3690-3139, 3690-3078, 3690-3117 e 3690-3207; ou encaminhar um formulário de reclamação, disponibilizado no site www.araguari.mg.gov.br/procon. É necessário que o consumidor informe nome, e-mail e endereço para enviar a mensagem ou reclamação para a equipe de proteção e defesa do consumidor.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
