Conferência Municipal de Assistência Social trata desafios do serviço em Araguari
sex, 26 de junho de 2015 08:30por P.J. Godoy
Décima edição do evento mobilizou diversos profissionais da região
Avaliar a realidade atual e buscar medidas que aprimorem o desenvolvimento das políticas sociais. Esse foi o motivo que reuniu diversos participantes na tarde dessa quarta-feira, 24, na APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) para a Conferência Municipal de Assistência Social.

Evento consolida série de debates organizados durante o mês no município
Em sua décima edição, o evento contou com o envolvimento de famílias que utilizam o serviço, integrantes do poder público, profissionais da área e até equipes que exercem o atendimento além dos limites do município. Participante há dez anos, a coordenadora da equipe de gestão da secretaria de Trabalho e Ação Social, Luz Marina de Alarcão Carísio, enalteceu a oportunidade.
“Foi um encontro muito proveitoso, principalmente para tratar atribuições relevantes sobre a realidade atual e as dificuldades na região. Só o fato de mobilizar os três poderes junto à população em prol da assistência social foi um passo enorme. Estamos passando por um novo formato na postura do atendimento e felizmente conseguimos chamar atenção para isso”, destacou.
Com base na afirmação, ao longo dos últimos dez anos, o serviço de assistência social ganhou uma nova postura, deixando o cunho assistencialista para se tornar uma política pública, como um instrumento que ofereça serviços de forma continuada e as devidas condições de proteção às famílias. As alternativas para o atendimento também foram tratadas durante a palestra da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Uberlândia, Denise Ferreira Portes de Lima.
PRÉ-CONFERÊNCIAS
Desde o início do mês, encontros periódicos organizados em diferentes pontos do município reuniram profissionais a fim de debater a realidade e discutir propostas a serem apresentadas na Conferência Municipal. Apesar de apontar um avanço no envolvimento e interesse pelo serviço, Luz Marina reconheceu um longo caminho não apenas no município, como também no cenário nacional.
“O mês de junho serviu para mobilizar a comunidade a pensar no melhor para o município. Esse era o nosso objetivo e conseguimos. Tivemos avanços gigantescos, mas temos um longo desafio pela frente. É uma cultura que tem que ser repensada em todo o país e estamos caminhando para isso. Aprimoramos algumas propostas e surgiram outras. A conferência foi muito importante, pois cada participante que efetuava a inscrição recebia todas as propostas definidas nas pré-conferências”, relatou.
O evento ainda contou com a participação da promotora Cristina Fagundes Siqueira, o juiz Ewerton Roncoleta, a secretária de Trabalho e Ação Social Mirna Mares Machado Valente, vereadores, equipes da APAE, diretoras de instituições escolares e presidentes de conselhos municipais, além de profissionais da área em Araguari e Tupaciguara.
PROPOSTAS
Entre as propostas definidas, destaque para a criação de uma lei com um percentual mínimo para o serviço de assistência social sobre a receita líquida do município. Até então, nem as prefeituras, o estado, tampouco a União reconhecem o atendimento na arrecadação. Outro projeto se remete à determinação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) na legislação local.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Bárbara Colen, atriz de Bacurau, ministra curso na Escola SENAI do Audiovisual dom, 15 de março de 2026
- Lakers, Cleveland e Memphis disputam neste sábado as últimas duas vagas para o mata-mata sáb, 14 de março de 2026
- UFU faz primeiro transplante alogênico sáb, 14 de março de 2026
- FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição sáb, 14 de março de 2026
- Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 na Câmara sáb, 14 de março de 2026
- Ela/Nasa e Coopdiesel continuam com 100% de aproveitamento – Olé e Cred Simples venceram pela segunda vez seguida sáb, 14 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MARÇO sáb, 14 de março de 2026
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Militar minutos após a ação do criminoso sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados intensifica força-tarefa contra a Dengue sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Uberlândia entrega Cheque Moradia a famílias durante segunda chamada do programa sáb, 14 de março de 2026
> > Veja mais notícias...