Domingo, 09 de Novembro de 2025 Fazer o Login

Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri: inscrições abertas até 31 de julho

qui, 10 de julho de 2025 08:00

Da Redação

Foto 1: As obras devem ser originais, não publicadas e não premiadas.

O tradicional Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri, promovido anualmente pela Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA), chega à sua 56ª edição em 2025. Pelo quarto ano consecutivo, a iniciativa conta com a parceria da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), fortalecendo ainda mais o compromisso com a valorização da literatura e da cultura local.

Com o objetivo de estimular a produção literária, revelar talentos e promover a identidade cultural, o concurso selecionará contos e poesias inéditos escritos em língua portuguesa. As obras devem ser originais, não publicadas, não premiadas ou divulgadas em nenhum meio, físico ou digital. O descumprimento dessa exigência acarretará desclassificação automática.

As inscrições, gratuitas, estão abertas desde 2 de junho e se encerram no dia 31 de julho de 2025, exclusivamente pelo formulário eletrônico:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRW1YwFU7vsE_mCcA3uzTa3nKb7c_bRFPVVOt9tharM3oXUQ/viewform?usp=header

Cada participante poderá inscrever um único texto por categoria (Conto e/ou Poesia). Caso deseje participar nas duas categorias, será necessário preencher dois formulários distintos.

Categorias e Premiação

O concurso é dividido em duas modalidades: Nacional e Municipal (exclusiva para residentes em Araguari). Os participantes devem escolher a modalidade no ato da inscrição.

Premiação por categoria (Conto e Poesia):

  • 1º lugar: R$ 2.000 + diploma
  • 2º lugar: R$ 1.000 + diploma
  • Até 8 menções honrosas: diploma

A divulgação dos inscritos será feita em 8 de agosto. Já o resultado final, com os nomes dos vencedores e confirmação da cerimônia de apresentação será anunciado até 31 de outubro. A entrega dos prêmios acontecerá no dia 29 de novembro, às 19h, no Cine Teatro Odette (Av. Nicolau Dorázio, nº 359 – Bairro Industrial).

 

Documentação obrigatória

Para validar a inscrição, os participantes devem enviar:

  • Pseudônimo e nome completo
  • Data de nascimento, CPF, RG
  • Comprovante de endereço (ou termo de co-residência, conforme edital)
  • Termo de Autorização de Direitos Autorais (PDF)
  • Termo de Cessão de Uso de Imagem e Voz (PDF)

 

Regras e critérios

A temática das obras é livre, mas textos com conteúdo ofensivo, discriminatório ou que violem a legislação vigente serão desclassificados.
Não poderão participar:

  • Servidores da FAEC
  • Membros da ALAA
  • Integrantes de conselhos e comissões culturais
  • Seus cônjuges, parentes até 3º grau

Ressalta-se que, em 2025, a ALAA celebra 57 anos de fundação e presta homenagens póstumas ao centenário de nascimento de dois grandes nomes da cultura araguarina: Abdala Mameri — professor, escritor, jornalista, político e fundador da ALAA — e Honor Machado, escritor, poeta, historiador, declamador e memorialista.

O presidente da ALAA, Joelson Silvano de Moura, destaca que o concurso é realizado desde 1969, inicialmente com recursos próprios, provenientes de doações e patrocínios. Ele lembra que, no início, o professor Abdala Mameri chegou a tirar dinheiro do próprio bolso para custear as premiações. Joelson enfatiza que o concurso é uma das principais iniciativas da Academia, responsável por manter viva a memória de seu fundador e por levar o nome da cidade de Araguari a todos os cantos do país, por meio da participação de artistas, escritores e poetas de diversas localidades. Ele comenta que muitos participantes, inclusive, demonstram tanto entusiasmo que perguntam sobre a próxima edição antes mesmo da atual ser concluída.

Segundo ele, esse retorno é motivo de grande satisfação para todos os envolvidos, pois mostra que, ao longo da construção e realização do concurso, além de incentivar a produção literária, também se valorizam os laços humanos e o fortalecimento das amizades entre os artistas participantes. Joelson convida todos que ainda não se inscreveram a aproveitarem a oportunidade: ainda há tempo para mostrar seu talento. As inscrições vão até 31 de julho, pelo site da FAEC ou pelas redes sociais da Academia de Letras e Artes de Araguari.

Foto 2: A temática das obras é livre.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: